Científicas Clube de Revista Mama Notícias

Análise interina do estudo HYPORT – Toxicidade aguda e análise da quantidade de dosimetria

Introdução

O Hyport, que é um estudo fase 3 de não inferioridade que comparou radioterapia (RT) adjuvante com hipofracionamento moderado (3 semanas) com radioterapia ultra-hipofraccionada (1 semana) nas pacientes com câncer de mama EC I-III.

O estudo foi iniciado em 2019 e planejou recrutar 2100 pacientes.

Conforme previamente planejado foram relatados os resultados de garantia de qualidade dosimétrica, toxicidade aguda e segurança inicial.

Foram avaliados inicialmente 271 pacientes que receberam RT adjuvante sobre mama/parede torácica (junto com linfonodos regionais quando indicado) randomizados em 2 braços para receber 40 Gy em 15 frações (braço controle) ou 26 Gy em 5 frações (braço experimental).

Para reforço simultâneo integrado (SIB), os pacientes no braço controle receberam no leito tumoral 48 Gy em 15 frações e no braço experimental 32 Gy em 5 frações. Nos pacientes submetidos ao reforço (boost) sequencial a dose prescrita foi de 12 Gy em 4 frações em ambos os braços.

Resultados

Na análise dos primeiros 271 pacientes, dos quais 104 receberam SIB em leito tumoral, todos os critérios dosimétricos obrigatórios foram atendidos.

Do total, somente três pacientes (1.1%) apresentaram radiodermite grau 3 (nenhum recebeu SIB). Nenhuma outra toxicidade grau 3 ou superior foi relatada.

Conclusão

A radioterapia hipofracionada adjuvante com SIB para pacientes com câncer de mama é viável e associada com dermatite aguda grau 3 em poucas pacientes.

O link para o estudo segue abaixo:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167814022041895

Dra. Maria Carolina Lopes Perdigão
Rádio-oncologista- Américas Centro de Oncologia Integrado – Rio de Janeiro-RJ

ECR

RT 2030