Científicas Clube de Revista Delineamento e planejamento

Radioterapia estereotáxica versus radioterapia convencional para metástases ósseas dolorosas: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos rondomizados

A radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) é uma abordagem promissora no tratamento de metástases ósseas dolorosas. No entanto, a superioridade do SBRT sobre a radioterapia externa convencional (cEBRT) permanece controversa. Na busca por mais dados, os pesquisadores Key Ito e Peter Hoskin realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados comparando SBRT e cEBRT no tratamento de metástases ósseas.

Após a análise de 1.246 publicações, foram selecionados 7 artigos abrangendo 964 pacientes (522 tratados com SBRT e 442 submetidos à cEBRT) atendendo os critérios de inclusão.

As taxas globais de resposta à dor (OR) de metástases ósseas em 3 meses foram de 45% e 36% nos braços SBRT e cEBRT, respectivamente. Sem demonstrar uma diferença significativa entre os dois grupos. Em quatro estudos incluídos para o cálculo das taxas de OR de metástases espinhais em três meses, as taxas de OR foram de 40% e 35% nos braços SBRT e cEBRT, respectivamente, sem diferença significativa entre os dois grupos.

A incidência de efeitos adversos graves e resultados de qualidade de vida relacionados à saúde foram comparáveis ​​entre os dois braços.

Conclusões

  • A superioridade de SBRT sobre cEBRT para alívio da dor em metástases ósseas não foi confirmada nesta meta-análise.
  • Embora a SBRT seja um tratamento padrão para metástases ósseas, os pacientes que recebem SBRT devem ser selecionados adequadamente.

O artigo está disponível na íntegra no link abaixo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9472415/

Dr. Andre Gouveia
Américas Centro de Oncologia Integrado, Rio de Janeiro – RJ

ECR

RT 2030