Destaques Notícias

Reflexões sobre a Alta Tecnologia em Radioterapia para a Assistência Oncológica: O que pudemos aprender com a pandemia de Covid-19

Prof. Dr. Paulo Eduardo Novaes

A pandemia de Covid-19 constitui o fato mais importante em saúde desde 2019, com reflexos em todas as áreas da vida humana.

Na medicina mudou os paradigmas da atenção afetando as diferentes especialidades e faixas etárias, em maior ou menor grau.

Os números milionários demonstram a importância da doença e o seu impacto na sociedade, notadamente no que se refere aos idosos, de per si prioritários na atenção em relação à doença por considerados “grupo de risco”.

A população Oncológica Geriátrica é a que mais cresce em todo o mundo e apresenta inúmeros desafios com relação à sua abordagem multidisciplinar.

O processo de envelhecimento está associado a alterações corporais biológicas e fisiológicas características para cada indivíduo torando necessário o desenvolvimento de normas personalizadas de atenção e cuidar

Neste particular o “National Comprehensive Cancer Network” constitui excelente fonte de orientação e consulta, com acesso on-line gratuito e atualizado voltado à abordagem de cada tipo de neoplasia e a subpopulações específicas (NCCN Guidelines – Older Adult Oncology) destaca três necessidades imprescindíveis em relação à Radioterapia:

  1. Avaliação dos riscos e benefícios da terapêutica;
  2. Consideração da reserva funcional do paciente;
  3. Entendimento das diferenças da biologia tumoral nesta população e sua resposta à terapia.

Enfatiza a importância de técnicas avançadas de irradiação – a IGRT (Image-Guided Radiotherapy), a IMRT (Intensity-Modulated  Radiotherapy), a SRS (Radiocirurgia Exteriotácica Cerebral).  a SBRT ou SART (Stereotatic Body Radiotherapy ou Steriotatic Ablative Radiotherapy) – facilitando a liberação de doses elevadas em volumes-alvo limitados enquanto reduzem o risco de dano radiação-induzido aos tecidos vizinhos e OAR (Órgãos em risco)

A aplicação judiciosa destas técnicas pode ajudar a amenizar os riscos da radioterapia em idosos.

O emprego do hipofracionamento também pode aumentar a tolerabilidade da radioterapia pela redução do tempo total de tratamento, sem comprometer o resultado terapêutico

A pandemia de Covid-19 veio demonstrar e reforçar a importância da Radioterapia de Alta Tecnologia no Cuidar Integral do paciente oncológico em todo o mundo

O grupo Internacional de Oncologia Geriátrica propôs normas práticas para a atenção de maiores de 65 anos durante a pandemia de Covid-19

  1. Educação dos profissionais de saúde das necessidades especiais dos pacientes idosos e seus riscos de infecção.
  2. Uso de máscaras e esquemas separados de atenção
  3. Participação ativa do serviço social para assegurar o adequado suprimento médico e transporte diário para radioterapia
  4. Monitoramento próximo de pacientes por redes sociais (WhatsApp), chamadas telefônicas e telemedicina,
  5. Encurtamento dos cursos de irradiação pelo uso de hipofracionamento, quando possível
  6. Engajamento do paciente idoso em estudos clínicos de antivirais, se a infecção ocorrer.
  7. Estímulo ao “home-care” com telemedicina
  8. Preferenciar imunoterapia e terapias-alvo quando o tratamento sistêmico for indispensável

Dessas recomendações, o hipofracionamento mostrou-se o mais factível e provou ser adequado e seguro em indicações paliativas quanto curativas.

Pacientes com câncer de mama, próstata, pele e cabeça e pescoço (mais recentemente) foram os mais comumente selecionados para RT hipofracionada curativa e em torno dos quais se acumula a maior parte da experiência clínica, enquanto a enfermidade metastática e neoplasias avançadas do SNC são habitualmente tratadas em caráter paliativo.

Diferentes esquemas de fracionamento foram avaliados, tanto na fase pré-Covid quanto da fase Covid, analisando os níveis de evidência. Aqueles estabelecidos na fase pré-Covid com intenção curativa tiveram maior nível de evidência na recomendação. Este número aumentou nas indicações paliativas.

Instituições que já detinham experiência com esta oferta de radioterapia se adaptaram mais facilmente a esta situação.

Na baixada santista, infelizmente, a pouca oferta de atenção com radioterapia de alta tecnologia obrigou a transferência de vários pacientes para instituições de fora da região, ampliando as dificuldades do cuidar integral.

Imunoterapia, em razão do seu perfil de toxicidade, pode ser mais bem tolerada e mais efetiva quando compara a QT para pacientes idosos com certos tipos de neoplasias (melanoma e carcinoma de pulmão).

RT Hipofracionada combinada a imunoterapia é um conceito atrativo em razão do seu efeito abiscopal, é efetiva e segura para pacientes idosos, fazendo com que a associação seja explorada em estudos futuros para determinar seu impacto na qualidade de vida numa era onde a quimioterapia pode expor o paciente idoso ao risco de efeito letal e infecção de viral.

A pandemia de Covid-19 faz crer que:

  1. A RT provou a sua resiliência com potencial expansão do seu papel na abordagem terapêutica oncológica.
  2. Há necessidade imperiosa de tornar facilitado à toda população o acesso à alta tecnologia
  3. Cada vez mais a redução de toxicidade torna-se relevante e necessária em oncologia multidisciplinar
  4. O desenvolvimento e aparelhamento de instituições que detenham radioterapia de vanguarda, permitindo o tratamento completo e integral do paciente é fundamental para a Oncologia Personalizada do Século 21, notadamente na era Pós-Covid-19
  5. Esta deve ser uma preocupação não só do poder público e administradores, mas de todas as entidades de saúde e Sociedades Científicas integradas à Oncologia e em particular a SBRT.

Nestes 24 anos de existência a SBRT mantem-se como um Norte firme, seguro, atuante, congregando os Radioterapeutas de todo o país e estimulando o cuidar integral, que une tecnologia e humanização em prol da saúde e bem-estar de toda a comunidade.

Os desafios são imensos e a luta constante, mas estamos vigilantes e em permanente preparação para vencer os obstáculos, afinal alguém já disse: “Aquele que não vive para servir não serve para viver”

Parabéns hoje, Saúde, União, Vida longa e Felicidade sempre!

Um Brinde à vida! Tim-Tim SBRT!


 

 

 

 

Especialista em Radioterapia

Professor de Oncologia da UNIMES

Radio-Oncologista do Ambulatório de Especialidades da UNIMED – Santos

ECR

RT 2030