Científicas Notícias

Radioterapia esterotáxica de metástases cerebrais em 5 frações

A radioterapia estereotáxica fracionada (REF) é uma alternativa de tratamento para metástases cerebrais não passíveis de radiocirurgia em dose única, pois é possível entregar alta dose de radiação em lesões grandes ou próximas a órgãos em risco sem elevar o risco de efeito adverso tal como radio necrose (RN). Foi o que demonstrou um estudo publicado por pesquisadores canadenses.

Entre 2009 e 2018, 334 lesões cerebrais de 220 pacientes tratados com REF em 5 frações foram identificadas em uma base de dados prospectiva, e fatores relacionados aos pacientes, tratamento e dados dosimétricos foram analisados.
A dose variou entre 22,5 Gy e 35 Gy, a depender do diâmetro (0,3 a 6,6 cm), número (1 a 40) e localização, além de crânio total prévio.

Com um seguimento médio de 10,8 meses, a taxa de controle local em 6 e 12 meses foi de 92% e 76,2%, respectivamente, com taxa de RN sintomática aceitável (9,5%).

Em análise multivariada, dose >30 Gy foi fator preditivo para maior controle local, independente da histologia. O tamanho das lesões não foi fator de risco para falha local. Na coorte com > 5 lesões tratadas, foi observada maior taxa de novas metástases e disseminação leptomeníngea.

Fatores associados à maior sobrevida global foram o uso de terapias alvo ou imunoterapia e o desenvolvimento de efeitos adversos.

Acesse o estudo na íntegra: https://www.redjournal.org/article/S0360-3016(21)02784-X/fulltext

Congresso SBRT

Congresso de Pele

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista