Científicas Clube de Revista Metástases ósseas Notícias

Avanços na radioterapia de metástases ósseas no contexto de novas terapias-alvo e tratamentos ablativos: uma revisão crítica

Radiocirurgia Estereotáxica (SRS) nos pacientes com tumor de pulmão pequenas células (SCLC) com metástases cerebrais.Publicada meta análise sobre o uso da Radiocirurgia Estereotáxica (SRS) nos pacientes com tumor de pulmão pequenas células (SCLC) com metástases cerebrais.

A radiocirurgia tem sido utilizada no tratamento de metástase cerebrais de tumores sólidos com o objetivo de preservar a cognição e a qualidade de vida destes pacientes. Entretanto, os pacientes com metástases de SCLC são excluídos da maioria destes estudos.

Com a publicação de estudos omitindo a radioterapia profilática de crânio (Takahashi et al, Lancet Oncology 2007), e posteriormente do estudo Fire utilizando SRS (Rusthoven et al (Jama Oncology) observamos a necessidade de avaliar com mais detalhes os estudos omitindo a radioterapia de crânio total e utilizando SRS.
Dentre os dados observados da meta análise ressaltamos:

● Avaliados 9 estudos com 1638 pacientes.
● Pacientes selecionados tratados com SRS tem resultados favoráveis em relação ao controle local (LC) e sobrevida global (OS).
● Seguimento adequado com tratamento de resgate resulta num risco reduzido de morte por causa neurológica.
● A taxa de controle local em 12 meses foi de 93%.
● A sobrevida livre de morte por causa neurológica em 12 meses foi de 87%.

A presente meta análise reforça a necessidade de se realizar mais estudos clínicos para avaliar o papel da radiocirurgia nas metástases cerebrais de SCLC.

O artigo está disponível na revista Radiotherapy and Oncology, com acesso restrito aos assinantes no link abaixo:
https://www.thegreenjournal.com/article/S0167-8140(21)06609-3/fulltext

Autores:
Dr. Gustavo Viani, Dr. André Gouveia, Dr. Alex Louie, Dr. Fabio Moraes

 

ECR

RT 2030