Científicas Clube de Revista Genito-urinário Notícias

Considerações práticas para a implantação do hipofracionamento da radioterapia de próstata nos países em desenvolvimento

Um artigo publicado na Nature Reviews Urology aborda os desafios para a adoção da radioterapia hipofracionada de próstata nos países em desenvolvimento.

Tradicionalmente a radioterapia de próstata era realizada com duração de 35-38 dias úteis (aproximadamente 8 semanas de tratamento), afetando pacientes e familiares devido à necessidade de deslocamento para tratamento, e resultando numa sobrecarga nos serviços de radioterapia.

Com o desenvolvimento tecnológico e dos protocolos de tratamento, a realização da radioterapia de modo mais curto se tornou factível, com tratamentos hipofracionados (20 dias) ou ultra-hipofracionados (5 a 7 dias). Esta alternativa é interessante especialmente para os países de renda baixa e média, que historicamente lidam com dificuldade de acesso/oferta de radioterapia.

Seguindo diretrizes internacionais, com a ajuda de profissionais devidamente capacitados, e investindo em tecnologias como radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a realização de tratamentos hipofracionados ajuda a diminuir a toxicidade financeira para o pacientes e familiares e proporcionam a redução de custos para o sistema de saúde.

Considerando o envelhecimento da nossa população, e o subsequente aumento no número de casos de câncer de próstata, a atualização tecnológica para realização de radioterapia hipofracionada se justifica pela possibilidade de tratarmos mais pacientes com o atual número de máquinas existentes.

Este estudo foi desenvolvido através de um esforço conjunto de um grupo de pesquisadores do Brasil e do Canadá e os dados para acesso seguem abaixo:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8361822/pdf/41585_2021_Article_498.pdf

Referência: Yan M, Gouveia AG, Cury FL, Moideen N, Bratti VF, Patrocinio H, Berlin A, Mendez LC, Moraes FY. Practical considerations for prostate hypofractionation in the developing world. Nat Rev Urol. 2021 Aug 13:1–17. doi: 10.1038/s41585-021-00498-6.

 

Fabio Ynoe de Moraes, MD, PhD
Professor Assistente – Department of Oncology – Division of Radiation Oncology, Kingston General Hospital, Queen’s University, Kingston, ON, Canada.

ECR

RT 2030