Científicas Clube de Revista Ginecologia Notícias

Além da Sedlis – um novo nomograma específico de histologia para prever risco de recorrência do câncer do colo uterino: Uma análise do NGR/GOG

Os critérios de Sedlis definem fatores de risco para recorrência justificando radioterapia pós-histerectomia para câncer de colo uterino em estágio inicial; no entanto, esses fatores foram definidos para carcinoma de células escamosas (CEC) em um valor estimado risco de recorrência de ≥30%.

Em uma análise do GOG 92 com 10 anos de seguimento, a recorrência foi maior em mulheres com Adenocarcinoma (AC) (44%) X SCC (28%).Estudos recentes de base populacional sugerem que as taxas de incidência de AC do colo do útero aumentaram quase 30% desde 1973 até 1996.

AC de colo uterino difere do CEC em muitas maneiras, incluindo os fatores de risco associados, resposta à terapia e prognóstico.Esse estudo avalia e compara fatores de risco para recorrência de CEC em comparação com AC e desenvolve nomogramas específicos para cada histologia para estimar o risco de recorrência e orientar o tratamento adjuvante.

Foram incluídos pacientes estágio I (CEC e AC) que não realizaram tratamento neoadjuvante ou adjuvante, linfonodos negativos e cirurgias com margens negativas. Histologia adenoescamosa foi excluida do estudo.

O desfecho primário avaliado foi sobrevida livre de recorrência (RFS).Identificamos 715 pacientes com CEC e 105 com AC; recorrência de 20% para CEC e 17% para AC .

Em casos de histologia CEC a invasão do espaço linfovascular (LVSI), tamanho do tumor (≥4cm) e profundidade da invasão (DOI;1/3 médio e 1/3 profundo) foram associados com recorrência. Para AC, apenas tamanho tumoral ≥4 cm foi associado à recorrência. Para ambas as histologias, houve um efeito de interação entre tamanho tumoral e LVSI.

Para aqueles com CEC, DOI foi mais associado com recorrência (risco de 16%); para AC, o tamanho conferiu um risco de 15% com LVSI negativo X 25% com LVSI positivo.

Os padrões atuais de tratamento são baseados nos critérios de Sedlis, derivados de dados sobre CEC. No entanto, os fatores de risco para recorrência diferem para células escamosas e adenocarcinoma do colo do útero.

Os nomogramas de histologia específica representam com precisão o risco de recorrência para tumores CEC e AC e podem fornecer uma ferramenta mais personalizada para tratamento adjuvante de câncer de colo uterino.

Mais estudos são necessários para melhor delinear por que o DOI tem um impacto maior na recorrência para mulheres com CEC e por que o tamanho tumoral tem um impacto maior para aqueles com AC.

O estudo analizado, levanta a hipótese que isso pode estar relacionado a mecanismos diferenciais de invasão e microambiente tumoral.

Dra. Anne Karina Kiister Leon
Médica rádio-oncologista
Hospital Santa Rita de Cássia – HSRC
Instituto Radioterapia Vitória – IRV
Núcleo especializado em Oncologia – NEON
@annekiisterleon

ECR

RT 2030