Científicas Clube de Revista Notícias Pulmão

Gerenciamento do câncer de pulmão não-pequenas células estágio III (NSCLC): ASCO Guideline

O estádio III no NSCLC apresenta um grupo bastante heterogêneo em relação a condutas indicadas e prognósticos esperados – exigindo atenção, conhecimento e trabalho multidisciplinar. É um tema sempre desafiador e este guideline define as soluções mais respaldadas para questões cruciais na condução desses pacientes.
1) Quais exames são mais adequados para provável estádio III? 2) Qual paciente deve ser operado? 3) Dos que vão ser operados, quais são bons candidatos para neoadjuvância? 4) Quais tem benefício de tratamento adjuvante à cirurgia? 5) qual o manejo apropriado para tumores irressecáveis?
Responder a essas questões foi o bem-sucedido objetivo desse trabalho. Uma revisão sistemática de 127 artigos relevantes, analisados por uma equipe multidisciplinar de especialistas. Destaca-se a consolidação do uso do PET/CT (17-24% dos estadios III tem achados que configuram estadio IV) (OBS: confirmação patológica permanece fundamental). Outro destaque é a assimilação do estudo Lung ART, que nos alerta para não indicar de rotina a Radioterapia pós-operatória nos estadios III.
Claro e objetivo, o guideline configura-se uma importante ferramenta clínica na condução do paciente e da equipe multidisciplinar. A discussão rotineira e precoce de cada caso, com o auxílio de ferramentas como essa, sempre pontuando as individualidades de cada serviço e de cada paciente, permite a otimização de todos os nossos resultados.

Dr. José Maria Fernandes Junior
Radio-Oncologista do COT-Oncoclínicas em Uberlândia/MG
Graduado pela UFMG
Residência em Radioterapia pelo Hospital do Amor (Barretos/SP)
Pós-graduado em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium (Buenos Aires/ARG)
Membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia

 

ECR

RT 2030