Conceitos

Como acontece o tratamento de radioterapia?

O acelerador linear é um equipamento usado no tratamento de câncer por radioterapia. Imagine que ele funciona como uma “arma” muito precisa, capaz de disparar um tipo especial de raio, semelhante aos raios-X que usamos em exames. No entanto, esses raios são muito mais potentes e focados.

Quando uma pessoa está com câncer, as células do tumor se multiplicam descontroladamente. O papel do acelerador linear é direcionar raios poderosos exatamente para o local onde está o tumor. Esses raios têm a capacidade de danificar as células cancerosas, impedindo que elas continuem crescendo e se espalhando.

O Acelerador Linear com o paciente posicionado para o tratamento radioterápico.
O Acelerador Linear com o paciente posicionado para o tratamento radioterápico.

A grande vantagem do acelerador linear é que ele é extremamente preciso. Isso significa que os raios são direcionados apenas para o tumor, reduzindo os danos às células saudáveis ao redor. Isso é importante para minimizar os efeitos colaterais e proteger o restante do corpo.

O tratamento com radioterapia é feito em várias sessões. Durante cada sessão, a pessoa fica deitada, e o acelerador linear é posicionado de forma a atingir o tumor com a maior exatidão possível. A máquina pode se mover ao redor do paciente para que o feixe de raios atinja o tumor de diferentes ângulos, aumentando a eficácia do tratamento.

O procedimento em si é rápido, durando apenas alguns minutos. Não é doloroso, e a pessoa não fica radioativa após o tratamento, ou seja, pode voltar para casa e conviver normalmente com outras pessoas. No entanto, é comum sentir algum cansaço ou irritação na pele na área tratada após várias sessões.