Ao começar um tratamento de radioterapia, é natural que haja algumas dúvidas sobre o que vai acontecer – vamos explicar como funciona cada passo. O processo envolve várias etapas, todas focadas em garantir que o tratamento seja o mais eficaz possível.
-
Tomografia de Planejamento
Tudo começa com um exame chamado tomografia de planejamento. O equipamento de tomografia faz várias imagens, detalhadas da área que será tratada, e um programa de computador as junta, gerando uma imagem tridimensional da localização do tumor. Essas imagens são fundamentais para que os médicos saibam exatamente onde está o tumor e como o tratamento deve ser feito. A equipe médica usará essas imagens para criar um plano personalizado, garantindo que a radiação atinja o tumor de maneira precisa.
-
Marcação
É uma maneira de garantir que o tratamento seja sempre muito preciso.
Planejamento do Tratamento
Depois da tomografia, a equipe médica, composta por radioterapeutas e físicos médicos, trabalha nos bastidores para criar o plano de tratamento. Eles usam um software avançado para determinar a dose de radiação ideal e como essa radiação será direcionada ao tumor. Esse plano é totalmente personalizado, considerando o tamanho, o formato e a localização do tumor.
-
Simulação
Antes de começar o tratamento real, o paciente poderá passar por uma simulação. Nessa etapa, o paciente vai para a sala de tratamento, se posiciona na mesa do acelerador linear, e a equipe faz uma “simulação” do que será o tratamento, mas sem usar radiação. É como um ensaio para garantir que tudo está certo e que a posição do corpo, as marcas na pele e o feixe de radiação estão perfeitos. Isso assegura que, quando o tratamento começar, tudo estará alinhado.
-
Sessões de Radioterapia
Agora começa o tratamento propriamente dito. As sessões de radioterapia geralmente acontecem de segunda a sexta-feira e duram de alguns segundos a poucos minutos, mas o processo completo, incluindo a preparação, pode levar cerca de 15 a 30 minutos por sessão.
O(a) paciente se deita na mesa do acelerador linear, a equipe sai da sala, mas observará por câmeras o tempo todo.
A máquina emite os raios-X, o(a) paciente não sentirá nada durante a aplicação, mas poderão aparecer alguns dos efeitos colaterais nos dias que se seguem.
O objetivo é que, com o tempo, a radiação vá danificando as células cancerosas e diminuindo o tumor.
-
Revisões Semanais
Durante o tratamento, o paciente terá consultas regulares com o radioterapeuta, geralmente uma vez por semana. Nessas consultas, o médico vai verificar como ele está se sentindo, se há efeitos colaterais e como está a evolução do tratamento. Se necessário, ajustes podem ser feitos no plano de radioterapia.
-
Final do Tratamento
Quando completar todas as sessões programadas, a fase de tratamento com radioterapia estará encerrada. Isso não significa que o acompanhamento terminou. Logo após a última sessão, o paciente passará por uma consulta de avaliação com o oncologista, que vai verificar como ele está e explicar os próximos passos.
-
Consulta de Alta
Depois de um período, o paciente terá uma consulta de alta. Nessa consulta, o médico revisará os resultados do tratamento e discutirá os próximos passos, que podem incluir exames de imagem para confirmar o sucesso do tratamento. Se tudo estiver dentro do esperado, o paciente será liberado da radioterapia, mas continuará sendo acompanhado em consultas periódicas para garantir que o câncer não retorne.
O tratamento de radioterapia é planejado com muito cuidado e é uma parte importante na luta contra o câncer. Embora cada pessoa reaja de forma diferente, a equipe estará com você a cada passo, garantindo que você receba o melhor cuidado possível.