Institucionais Notícias

SBRT participa de audiência no Ministério da Saúde em 29/03/2021

A SBRT foi a Brasília representada pelos Drs. Marcus Castilho, Robson Ferrigno e Rafael Gadia, e foi ouvida em audiência no Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – DAET/SAES/MS no dia 29/03/2021.

A reunião presencial foi solicitada com o tema Situação Atual da Radioterapia no Brasil, onde foram apresentados números atuais dos tratamentos junto ao SUS, estimativas das necessidades de vagas de radioterapia (na atualidade e para os próximos anos), estimativas das necessidades de equipamentos novos e reposição dos já existentes e obsoletos.

Após esta introdução, foi abordada a importante necessidade de reposição inflacionária, que foi estimada pelo estudo de custos realizado pela SBRT em parceria com a Fundação Dom Cabral dentro do projeto RT2030, decorrente principalmente da inflação cambial de 360% desde a última precificação, da inflação doméstica de 143% medida pelo IGPM, e de 86% medida pelo IPCA.

A reunião foi acompanhada com atenção pela equipe da SAES e ao final ficou acordada a formalização das demandas de forma que possamos acompanhar o desenvolvimento da análise pelo departamento responsável.

A ação encontra-se dentro do planejamento estratégico do grupo de defesa profissional, segue na linha de várias reuniões prévias com o MS realizadas nas gestões anteriores, e tem o objetivo de embasar tecnicamente a necessidade de atenção à radioterapia de forma a chegarmos à sustentabilidade do setor.

Congresso de Pele

Congresso SBRT

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista