Institucionais Notícias

SBRT é recebida na Secretaria de Assistência à Saúde (SAS/MS)

A Sociedade Brasileira de Radioterapia, representada por seu presidente, Dr. Arthur Rosa, e pelo Segundo Tesoureiro, Dr. André Campana, dando seguimento ao compromisso firmado com o Ministro Luiz Henrique Mandetta, foi recebida, no dia 05/06/19, pela Secretaria de Assistência à Saúde (SAS/MS), na pessoa do Secretário Francisco Figueiredo e do Diretor Marcelo Oliveira.

Na reunião discutiu-se o complexo problema de custeio do segmento e deliberou-se a criação de um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de levantamento de recursos para um reajuste emergencial, já na métrica dos novos códigos da última Portaria. Segundo o Dr. Arthur, o Ministério entende o problema de custeio, mas está com problemas sérios de orçamento. “De qualquer forma, se comprometeu a avaliar todas as possibilidades no sentido de tentar melhorar o custeio da radioterapia”, relatou.

Outros compromissos firmados na ocasião foram o da publicação do censo da radioterapia conduzido pelo Ministério da Saúde no final de 2018, e o de um estudo para tentar viabilizar os upgrades dos equipamentos do Projeto de Expansão, para permitir condução de tratamentos hipofracionados com segurança.

A agenda de trabalho ainda contemplou inúmeros outros projetos, que serão abordados oportunamente. Ficou claro para a SBRT o sentimento de parceria com o Ministério da Saúde para melhorar a radioterapia brasileira.

ECR

RT 2030