Institucionais Notícias

SBRT apresenta cenário da radioterapia brasileira no Congresso Nacional

A Sociedade Brasileira de Radioterapia participou de um café, na manhã do dia 05/06/19, no Congresso Nacional em Brasília, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta contra o Câncer.

Em um evento direcionado a parlamentares, Dr. Arthur Rosa, Presidente da SBRT, apresentou informações sobre o desafiante cenário nacional da radioterapia, abordando aspectos de infraestrutura, custeio, tecnologia e recursos humanos.

Em relação ao médio e curto prazos, foi debatida a necessidade de se dar continuidade a projetos em andamento, tais como o Programa de 80 soluções (máquinas) de Radioterapia e o de se priorizar o ajuste da remuneração dos procedimentos pelo SUS, diante do aumento de custos observado nos últimos anos. Para discutir soluções em longo prazo, o Projeto RT2030 foi apresentado. O Projeto, capitaneado pela SBRT, com suporte da Fundação Dom Cabral (FDC),  consiste em um plano de desenvolvimento da radioterapia na próxima década. Nesse projeto, estarão engajados, em grupos de trabalhos, todos os atores do segmento da radioterapia: indústria, manutenção, logística, Governo – através do Ministério da Saúde, CNEN, CA e CGU, além de Sociedades Médicas, ABFM e ONGs de apoio a pacientes. Os problemas identificados serão analisados por especialistas da FDC e um documento deverá ser publicado em 2020, com potenciais iniciativas e soluções para que, em 2030, o acesso a radioterapia seja integral para a população brasileira, inclusive com todos os avanços tecnológicos. O Projeto foi muito bem recebido pelos presentes e possivelmente haverá um representante da Frente Parlamentar acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.

O evento contou também com uma conferência do Dr. Fabio Cury, da McGill University do Canadá, na qual os aspectos relacionados à evolução tecnológica e a importância da incorporação dessa tecnologia na radioterapia foram contextualizados com a demonstração de benefícios indiscutíveis para os pacientes.

“O encontro foi muito importante para interação com os parlamentares e para expor a problemática da radioterapia para o Congresso”, diz Dr. Arthur Rosa. “A Frente Parlamentar se comprometeu a engajar a SBRT nas suas ações, o que vai de encontro com nossa proposta Institucional”, completa.

Fica registrado o agradecimento a Presidente da Frente Parlamentar, Deputada Silvia Cristina (PDT/RO), pela oportunidade e à Varian Medical Systems, pelo apoio na organização da infraestrutura do café da manhã.

A SBRT continua engajada com o seu compromisso para melhorar a radioterapia brasileira.


 

ECR

RT 2030