Institucionais Notícias

Reunião para desenvolvimento de guidelines de SRS e SBRT

Na programação previa do XXIV Congresso Brasileiro de Física Médica, ocorrido de 21 a 24 de agosto, em Santos – SP, houve uma sessão para discussão da necessidade de guidelines técnicos para Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica Fracionada Extracraniana. Neste evento, apoiado pela empresa BRAINLAB, a SBRT esteve representada pelo seu Presidente, Arthur Rosa.

Após a apresentação de uma conferência pelo Físico da UCSF, Timothy Solberg Ph.D, sobre a experiência norte americana na implementação apropriada de tecnologia avançadas de SRS e SBRT, 5 diferentes experiencias nacionais foram compartilhadas com os presentes. Peculiaridades geográficas e de infraestrutura foram apresentadas por físicos de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo,  Rio Grande do Sul e Alagoas. Interessante constatar o quão técnicos, inteligentes e criativos são nossos físicos médicos que, sobretudo, se pautam na responsabilidade para condução das suas funções.

Seguiu-se um debate com a presença da SBRT sobre como melhor implementar guidelines técnicos para implementação de programas avançados de SRS e SBRT. A Sociedade Brasileira de Radioterapia se comprometeu a capitanear esse processo de desenvolvimento de um documento para auxiliar os departamentos neste sentido, inclusive consultando a CNEN  e, quem sabe, a IAEA, para uma potencial parceria.

Uma agenda será publicada em breve e já temos confirmado o apoio da BRAINLAB para a logística desse processo.

A SBRT segue com seu compromisso de melhorar a radioterapia nacional.

ECR

RT 2030