Destaques Institucionais Notícias

Reunião da SBRT na presidência do Senado

Na segunda-feira passada, 19 de julho, estiveram reunidos na presidência do Senado os Drs. Marcus Castilho, Arlen Santiago e Lincoln Ferreira. Foram recebidos em nome do presidente do Senado Rodrigo Pacheco pelo Senador Suplente Alexandre Silveira.

A reunião foi articulada pelo Deputado Estadual e Rádio-oncologista Dr. Arlen Santiago, que realizou a primeira exposição sobre a necessidade de atenção à radioterapia Brasileira, sob risco de desassistência à população e apresentou os demais colegas. Em seguida a SBRT recebeu o importante apoio do Dr. Lincoln Ferreira, ex-presidente da AMB. O Dr. Lincoln afirmou que em sua gestão o assunto havia sido discutido quando da época da visita do ex-presidente da SBRT Arthur Rosa ao então ministro Ricardo Barros.

O Dr. Marcus expôs a importância da radioterapia no tratamento do câncer, sendo utilizada em cerca de 70% dos casos, em sua grande maioria com intenção curativa.

Relatou que a falta de acesso à radioterapia poderia levar a perda da oportunidade de cura, e a gastos desnecessários com outras terapias paliativas subsequentes.

Descreveu a situação caótica dos serviços, que se encontram sem sustentabilidade financeira devido aos 11 anos sem nenhum reajuste inflacionário, sendo que os departamentos de radioterapia trabalham com equipamentos importados e dolarizados e com alto número de pessoas envolvidas na prestação do serviço.

Tal falta de reajuste leva à superlotação dos equipamentos, manutenção inadequada dos mesmos, falta de recursos para aquisição de peças importadas, sobrecarga de trabalho com sobrecarga de pessoal levando a riscos de piora de qualidade dos atendimentos prestados, falta de investimento pelos serviços, falta de ampliação da capacidade instalada, sucateamento dos equipamentos existentes. Explanou ainda que, a despeito da obviedade da insustentabilidade da tabela SUS desatualizada, a SBRT realizou junto com a Fundação Dom Cabral um estudo de custos minucioso e com pesquisa de preços de mercado, que demonstrou que o valor gasto por paciente de radioterapia pelo SUS não é suficiente para cobrir os custos com a aplicação do tratamento.

Informou ainda das múltiplas reuniões junto ao Ministério da Saúde que foram realizadas, e junto ao Gabinete da Presidência, sem sucesso das tratativas.

O Senador Alexandre se mostrou extremamente sensível às demandas da SBRT, se dispondo a auxiliar na interlocução junto ao MS.

Na própria segunda-feira, outra reunião se sucedeu com a presença do Dr. Marcus e Dr. Lincoln e o Secretário Executivo do MS Dr. Rodrigo Otávio da Cruz e o Secretário Adjunto do MS Dr. Alessandro Vasconcelos. Da mesma forma foram alertados do problema e se dispuseram a buscar uma solução urgente junto ao MS.

A SBRT agradece formalmente o apoio do Deputado Arlen Santiago, do colega e ex-presidente da AMB Dr. Lincoln Ferreira, do Senador Suplente Alexandre da Silveira, do Senador Rodrigo Pacheco. A SBRT continuará forte na busca por solução do problema da insustentabilidade do custeio da radioterapia.

ECR

RT 2030