Científicas Notícias

Quimiorradioterapia mais quimioterapia de indução versus consolidação como estratégias de TNT em tumores de reto localmente avançados: resultados de longo prazo do estudo CAO/ARO/AIO-12

A estratégia de Terapia Neoadjuvante Total (TNT) é uma realidade para tumores de reto localmente avançados. Estudos publicados nos últimos anos, como os fase III RAPIDO e PRODIGE 23 e o fase II CAO/ARO/AIO-12 mostraram benefício em taxas de resposta patológica completa (pCR) e ressecções R0, e os 2 primeiros em sobrevida livre de doença (SLD). Apesar disto, a sequência ideal de tratamento ainda não foi estabelecida, suscitando dúvidas acerca do tema.

O trabalho em questão é uma análise secundária de longo prazo do estudo CAO/ARO/AIO-12, o qual já havia demostrado benefício em pCR e taxa de ressecções R0 com quimiorradioterapia (QT+RT) inicial. O estudo atual comparou as sequências QT→ QT+RT→ TME (grupo A) versus QT+RT→ QT→ TME (grupo B). O esquema de QT consistia em 3 ciclos de 5-Fluorouracil (5-FU), Leucovorin (LV) e Oxaliplatina, e o esquema de QT+RT consistia em 50,4Gy dirigidos à pelve concomitante a 5-FU, LV e oxaliplatina.

Foram randomizados 306 pacientes (156 no grupo A e 150 no grupo B), em um follow-up mediano de 43 meses. Os resultados foram semelhantes nos 2 grupos em todos os parâmetros avaliados, respectivamente: SLD 73% vs 73%; recidiva locorregional 6% vs 5%; metástases à distância 18% vs 16%; toxicidade tardia grau 3 ou maior 11,8% vs 9,9%; status de saúde global e escores de qualidade de vida e de incontinência fecal sem diferença.

Esta análise secundária mostrou que QT+RT seguido por QT resultou em melhor pCR sem comprometer SLD, qualidade de vida ou continência fecal, sendo, portanto, a sequência mais adequada para a estratégia de TNT. Estudos fases 3 com desenho específico para responder a esta questão são necessários, porém estes dados reforçam o argumento de que o início da estratégia de TNT pelo tratamento local pode ser o ideal na maioria dos casos.

 

O artigo pode ser acessado no link: DOI: 10.1001/jamaoncol.2021.5445. PMID: 34792531

Alfredo Sérgio Berbel Júnior
Radio-oncologista
Hospital Geral de Caxias do Sul e Hospital Tacchini de Bento Gonçalves

Congresso SBRT

Novo horário de atendimento

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista