Gerais Notícias

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à conscientização e campanhas direcionadas à saúde do homem. Esta ação visa prevenir e informar a sociedade sobre o tipo de câncer mais incidente na população masculina, o câncer de próstata. No Brasil são diagnosticados anualmente cerca de 68 mil casos novos, sendo responsável por 31,7% das neoplasias em homens. Embora seja uma doença frequente, por medo ou por desconhecimento, muitos homens ainda preferem não conversar sobre esse assunto. Porém, sabemos que a informação é a ação mais importante para o diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer.
A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) participa do Novembro Azul com o intuito de aumentar a conscientização pública sobre a importância da prevenção; facilitar o acesso a exames preventivos e de rastreamento; educar sobre fatores de risco e sintomas; defender novas pesquisas na área; e, facilitar o acesso a tratamentos especializados do câncer de próstata.
A radioterapia empregada no câncer de próstata é, juntamente com a cirurgia, as principais terapias curativas na doença localizada. Pode ser empregada de forma exclusiva, associada a hormonioterapia, após recidiva de um procedimento cirúrgico e também em doença localmente avançada e em pacientes com poucos sítios de metástase. Assim, observamos que o rádio-oncologista possui papel central no cuidado aos pacientes com câncer de próstata.
Com o diagnóstico e o tratamento adequados, a chance de cura chega a 95%. Vamos nesta luta, irradiar a informação sobre o câncer de próstata.

Prof. Dr. Harley F. do Oliveira
Vice-Presidente da SBRT.

 

ECR

RT 2030