Institucionais Notícias

Nova matriz de competências da Residência Médica em Radioterapia

A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) informa a publicação da resolução que aprova a nova matriz de competências da Residência Médica em Radioterapia, pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O objetivo desta resolução é determinar as competências para a formação de médicos especialistas em Radioterapia com conhecimentos teóricos e práticos, promovendo o desenvolvimento de atributos profissionais que possibilitem o exercício profissional com excelência, na gestão e organização do trabalho, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.

A SBRT participou ativamente da elaboração deste documento, com a presença de representantes em todas as reuniões promovidas pelo MEC. O processo de formatação dessa matriz contemplou uma profunda e longa discussão dentro de comissões especializadas na SBRT, além de consulta pública e apresentação plenária no MEC com o alinhamento do documento final, em outubro último.

As maiores novidades da nova matriz são a incorporação da exigência em treinamento de técnicas mais avançadas e já consagradas de radioterapia, além da extensão do tempo de treinamento para 4 anos, mais compatível com a atual complexidade da especialidade.

As mudanças devem ser aplicadas para os programas iniciados em 01/03/2020 e os serviços que disponibilizam vagas de residência em radioterapia já devem começar a se organizar para adequação a esta resolução.

No segundo semestre de 2019 a SBRT deverá organizar um Fórum de discussão para auxiliar os programas na transição para a nova matriz.

Clique aqui para visualizar a resolução na íntegra

ECR

RT 2030