Gerais Notícias

Nota de Pesar – Luiz Carlos Calmon Teixeira

Luiz Carlos Calmon Teixeira foi da mais genuína geração de radioterapeutas nacionais, praticamente os pioneiros da era científica que, com relativamente pouca diferença de tempo, se seguiu aos ícones maiores da nossa especialidade: Osolando Machado, Roxo-Nobre e Ivo Roesler.

Presença marcante, tanto nos eventos da Radioterapia – então vinculada ao CBR, como nos da Sociedade Brasileira de Cancerologia, sobressaiu-se não só por sua postura fidalga nas ações e indumentárias clássicas, mas também pela firmeza na defesa dos interesses da especialidade e dos pacientes menos favorecidos, função que desempenhou tanto nas participações como dirigente de sociedades científicas da áreas da oncologia, como de chefe do serviço de Radioterapia do Hospital Aristides Maltez.

Luiz Carlos Calmon Teixeira permanecerá, vivo e atuante, como um líder e uma referência de nossa especialidade em seus tempos mais austeros, quando a nossa tecnologia era das mais restritas, praticamente não existia o auxílio da Quimioterapia e os sucessos dos nossos tratamentos dependiam quase que unicamente de nossa dedicação, de nosso esmero e de nossa percepção pessoal do que se podia fazer com o raquítico arsenal disponível de então.

Luiz Carlos Calmon Teixeira permanece vivo em nossa memória. Que descanse em paz no panteon mais nobre da Radioterapia nacional.

Marcos Davi L. de Melo

Congresso de Pele

Congresso SBRT

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista