Científicas Notícias

Lições do plano de expansão da radioterapia no Brasil – PERSUS

O Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS) foi um programa idealizado pelo Ministério da Saúde em 2012 visando expandir a oferta de radioterapia no Brasil.
O presente estudo avaliou a execução e implantação das instituições beneficiadas pelo PER-SUS, bem como a perspectiva de melhora no acesso à radioterapia no Brasil.
Os Relatórios do PER-SUS (fevereiro 2015 – outubro 2021) foram avaliados sendo coletados os dados das instituições beneficiárias, status e tipo de projeto, datas de andamento das etapas e motivos de cancelamento ou possíveis justificativas para alteração do status. As informações foram correlacionadas com dados geográficos brasileiros, demandas de saúde, incidência de câncer e comparados com os dados do relatório RT20/30. Para aprimorar a compreensão e sugerir melhorias, um diagrama de Ishikawa e uma matriz 5W3H foram elaborados.
Após dez anos, o projeto PER-SUS entregou cerca de 50% das soluções planejadas. Neste período, foi observado um crescimento de 17% no número de aceleradores lineares (LINACS) com o PER-SUS, contra um aumento de 32% na incidência de câncer no Brasil. Identificamos os seguintes achados: alto índice de exclusões de beneficiários refletindo uma seleção inadequada ou planejamento inadequado; atrasos na execução relacionados a entraves burocráticos e subestimação dos requisitos (logística/pessoas); fechamento antecipado da fábrica de equipamentos por falta de priorização de projetos por parte do Governo.
Considerando os resultados acima e o prazo inicial de concluir o projeto em 2015, o PER-SUS não atingiu os objetivos pré-estabelecidos pelo governo brasileiro. Sugerimos que as regiões e estados com maior carência de LINACS devam ser priorizados, para melhora no acesso à radioterapia, se possível com a incorporação de técnicas de radioterapia mais modernas.

O artigo está disponível para acesso no link abaixo:
https://authors.elsevier.com/sd/article/S2667193X22001508

Dr. Samir Abdallah Hanna
Radio-oncologista titular do Hospital Sírio-Libanês – São Paulo – SP
Coordenador da residência de radioterapia do Hospital Sírio-Libanês
Doutor em medicina pela FMUSP
MBA pelo CEAHS-EAESP-FGV

 

Congresso SBRT

Novo horário de atendimento

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista