Científicas Destaques Notícias

Impacto da Pandemia de Covid-19 nos Serviços de Radioterapia do Brasil

A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) mapeou o impacto da pandemia COVID-19 no atendimento aos pacientes oncológicos com indicação de Radioterapia.  Ao todo, participaram 126 serviços de Radioterapia, 44% dos serviços nacionais, de 24 Estados das cinco regiões do Brasil. Houve importante queda no número de pacientes em mais de 60% dos serviços. Cerca da metade dos serviços tiveram colaboradores e pacientes durante a radioterapia com diagnóstico positivo de COVID-19.

Dentre as medidas de enfrentamento, os serviços utilizaram a intensificação de higiene e limpeza, o distanciamento, as restrições de acesso aos acompanhantes e outras mudanças na prática diária. Observamos uma maior indicação da radioterapia hipofracionada neste período e a utilização mais frequente de recursos de teleatendimento.

A pandemia trouxe diversos desafios para a prática oncológica, sobretudo no intuito de garantir a continuidade do tratamento, minimizando os riscos de transmissão para uma população vulnerável com diagnóstico de câncer. A SBRT se preocupou em promover orientações que garantissem o pleno funcionamento dos serviços de radioterapia, promovendo debates com agencias nacionais e internacionais, informativos e recomendações que suportaram as práticas radioterápicas em período de pandemia, sem a necessidade de interromper o atendimento à população oncológica em nosso país.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ESTUDO NA ÍNTEGRA

Dr.Harley  Francisco de Oliveira
Radio-Oncologista CTR – Ribeirão Preto/ FSFX – Ipatinga

Congresso de Pele

RT 2030

Encontre um Especialista