Científicas Notícias

Estudo PRODIGE23 – Avaliação dos resultados

O estudo francês conhecido como PRODIGE23, consiste em um trial fase 3 multicêntrico e randomizado, que avaliou a quimioterapia neoadjuvante (QTneo) com FOLFIRINOX seguido Quimiorradiação (QTRT) pré-operatória versus QTRT neoadjuvante para pacientes com câncer de reto localmente avançado.

O tratamento padrão com QTRT seguido de excisão total do mesorreto (TME) oferece excelente controle local, porém metástases a distâncias ainda são frequentes e a QT adjuvante neste cenário ainda é controversa. O objetivo do estudo foi avaliar se a adição de QTneo antes da QTRT poderia reduzir o risco de doença a distância: 461 pacientes de 18–75 anos com estádio clínico T3-T4M0 e performance status 0–1 foram randomizados (1:1).

O grupo da QTneo recebeu 6 ciclos de FOLFIRINOX seguido de QTRT 50Gy (2Gy/dia com redução do campo após 44Gy) concomitante a capecitabina e posterior TME seguido de QT adjuvante (FOLFOX modificado ou capecitabina) após 5-12 semanas da cirurgia, independente da resposta patológica, por 3 meses no grupo de neoadjuvância e 6 meses no grupo controle (mesmo esquema de QTRT e QT adjuvante). Desfecho primário foi sobrevida livre de doença (SLD).

Com seguimento médio de 46,5 meses, a intensificação da QT usando FOLFIRINOX antes da QTRT pré-operatória mostrou melhora significativa da SLD: 76% no grupo de QTneo X 69% no grupo controle, e com menor toxicidade, sem comprometer o tratamento radioterápico ou qualidade da cirurgia. Por isso, os autores do estudo indicam que essa abordagem pode ser mais eficiente e mais bem tolerada, e consideram que os resultados podem resultar em mudanças na prática clínica.

Dra. Bruna Villani Bonaccorsi
Rádio-Oncologista
Oncobio-Grupo Oncoclinicas e Instituto de Radioterapia São Francisco

Congresso SBRT

Congresso de Pele

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista