Científicas Notícias

Estudo PRIME tem resultados atualizados apresentados em San Antonio

Destaque no simpósio internacional de câncer de mama de San Antonio 2020, o estudo PRIME 2 teve como objetivo analisar o benefício de radioterapia adjuvante em pacientes idosas com tumor de mama de baixo risco.

Neste estudo, foram incluídas 1326 mulheres com idade maior ou igual a 65 anos, com neoplasia invasora de até 3 cm, sem comprometimento axilar e receptores hormonais positivos.

Essas pacientes foram randomizadas para receberem ou não radioterapia em toda a mama na dose de 40 a 50 Gy em 15 a 25 frações, após cirurgia conservadora, associado a tratamento hormonal.

O estudo mostrou que a radioterapia foi capaz de reduzir a taxa de recorrência local em 10 anos de 9,8% para 0,9% (HR = , p=) e a recorrência regional de 2.3% para 0.5% (hR/P). A sobrevida global e sobrevida livre de metástase à distância, no entanto, não obteve diferença estatística.

Este estudo reforça a importância da radioterapia adjuvante na mama mesmo em pacientes idosas de baixo risco e que a omissão da radioterapia proporciona maior recorrência local e regional.

Link para o artigo: https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/9223/presentation/579

Dr. Erick Rauber
Radioterapeuta CTR Ribeirão Preto
@erickrauber

Congresso de Pele

RT 2030

Encontre um Especialista