Cabeça e pescoço Científicas Clube de Revista Notícias

Estudo ARTSCAN2: Radioterapia Adjuvante x Neadjuvante na neoplasia de cavidade oral

A associação de Cirurgia e Radioterapia (RT) para o tratamento de carcinoma de células escamosas avançado da cavidade oral é a abordagem padrão. Uma controvérsia de longa data, tem sido a ordem de sequência desse tratamento.

ARTSCAN 2 é um estudo multicêntrico prospectivo randomizado com pacientes com câncer ressecáveis da cavidade oral, que comparou a radioterapia fracionada convencional adjuvante com a radioterapia acelerada pré-operatória.

Os indivíduos foram randomizados para RT pré-operatória com 68,0 Gy durante 4,5 semanas seguido de cirurgia ou cirurgia seguida por RT adjuvante com 60,0 ou 66,0 Gy, dependendo da presença de fatores de alto risco.

250 pacientes foram randomizados, com acompanhamento médio de 5,3 anos para o controle locorregional (CLR) e 9,4 anos para sobrevida global (OS). Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois braços de tratamento. Aos 5 anos de seguimento, em relação ao CLR (73% para ambos os grupos; log-rank p = 0,91) e OS (57% para o tratamento pré-operatório e 69% para o grupo de tratamento adjuvante; log-rank p = 0,21). Em relação à toxicidade, o grupo de RT pré-operatória apresentou maior toxicidade aguda que o grupo adjuvante.

Este estudo não suporta que a Radioterapia acelerada, antes da cirurgia, melhore o resultado no câncer de cavidade oral em comparação com Radioterapia convencional adjuvante.

Dr. Bruno Resende
Radio-Oncologista – Hospital evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Diretor de Comunicação SBRT

 

ECR

RT 2030