Notícias

Early-onset symptomatic radiation necrosis after stereotactic radiosurgery in the setting of COVID-19

Radionecrose (RN) é um dos eventos mais temidos pelo rádio-oncologista e acorre 5% a 10% dos pacientes submetidos a radiocirurgia (RC) para metástases cerebrais. Diversos fatores estão associados com a probabilidade da ocorrência deste desfecho, entre eles a dose, localização, distribuição de dose no encéfalo, sensibilidade individual, entre outros. A COVID-19 tornou-se a principal prioridade da saúde pública mundial desde o seu surgimento em dezembro de 2019, levando não somente à morte de parte dos pacientes que a contraem, mas com também a diversas sequelas incluindo danos ao Sistema Nervoso Central (SNC). Paralelamente, estão sendo reportados alguns casos de rações colaterais mais intensas em pacientes recebendo radioterapia que contraíram esta doença.

Nessa publicação os autores descrevem o caso de um paciente previamente hígido apresentando um Schwannoma Vestibular Koos 2 que foi submetido a RC. Controle imagenológico e clínico um mês após o procedimento não mostrou nenhuma alteração significante, mas após contrair infecção pelo SARS-Cov-2 três meses após o mesmo apresentou paralisia facial e anestesia em hemiface, palato duro e hemilíngua homolaterais à lesão tratada. A ressonância magnética (RM) mostrou, além de extensa necrose tumoral, RN em tronco adjacente à lesão tratada que regrediu na imagem após introdução de Pentoxifilina, Vitamina E, Corticoides e Bevacizumabe. Entretanto, o quadro clínico cedeu somente de forma parcial, restando paralisia facial menor que no início, mas estável após 6 meses da RC.

A discussão que se impôs nessa situação foi a respeito da possível interação da infecção por COVD-19 com a RC, uma vez que as doses-limite para o tronco cerebral foram rigorosamente respeitadas e a finalidade dessa publicação foi servir como geradora de hipótese a respeito do acontecimento ali relatado.
https://doi.org/10.1016/j.meddos.2021.04.002

Eduardo Weltman, MD. | Rupesh Kotecha, MD.
Department of Radiation Oncology, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brazil
Discipline of Radiation Oncology, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
Department of Radiation Oncology, Miami Cancer Institute, Baptist Health South Florida, Miami, FL, USA
Herbert Wertheim College of Medicine, Florida International University, Miami, FL, USA.

ECR

RT 2030