Gerais Notícias

Diversos tipos de câncer afetam as mulheres brasileiras

Tumores de mama não são os únicos que atingem as mulheres, dois terços surgem em outros órgãos. Exames de prevenção e atenção a possíveis sintomas são fundamentais para o diagnóstico precoce.

Diversos tipos de câncer afetam as mulheres brasileiras.

Embora seja o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, os tumores de mama não são os únicos que atingem esse público com frequência. Dois terços dos casos de câncer em mulheres surgem em outros órgãos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer colorretal (intestino) é o segundo mais frequente com 9,4% dos casos. Em seguida, aparecem o câncer de colo de útero (8,1%), o de pulmão (6,2%) e o de tireoide (4%).

Também é importante destacar que mais de 10 mil mulheres morrem de câncer de pulmão no Brasil ao ano. O câncer colorretal mata 8 mil mulheres, enquanto o de colo de útero causa quase 6 mil mortes.

A atitude que permite detectar o câncer em fase inicial, quando há maior chance de cura, é fazer exames de prevenção periodicamente. O papanicolau, a mamografia (obrigatória a partir dos 40 anos), o sangue oculto nas fezes e a colonoscopia (obrigatória a partir dos 50 anos), por exemplo, são muito importantes.

Também é fundamental que a mulher esteja atenta a possíveis sintomas como perda de peso inexplicável (sem fazer dieta), estar sempre cansada, ter alguma dor que não passa, febre persistente, tosse persistente, falta de ar e voz rouca, sangue na tosse, nas fezes, na urina ou no mamilo, ficar engasgada com frequência, entre outros.

Quanto à prevenção, as principais atitudes são manter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar, usar preservativos nas relações sexuais e evitar exposição ao sol em horários inadequados.

Mensagem da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Sociedade Brasileira de Radioterapia, AMBAssociação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC

ECR

RT 2030