Institucionais Notícias

Comprometa-se a parar de Fumar Hoje!

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado anualmente no dia 31 de maio. Criada pelos membros da Organização Mundial da Saúde, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco, informando sobre os perigos do seu uso e conscientizando sobre a importância de parar de fumar.

A revisão da classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde, classifica o tabagismo como doença, no grupo dos transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas. A doença é causada pela dependência à nicotina e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, com mais de 8 milhões de mortes por ano. Além disso, o uso do tabaco tem sido apontado por estudos que o relacionam a desfechos mais graves da Covid-19.

Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer para de fumar, mas apenas 30% delas tem acesso às ferramentas que podem ajuda-las nesse desafio. Neste ano, o tema da campanha é “Comprometa-se a parar de fumar hoje”. Juntamente com seus parceiros, a OMS fornecerá informações atualizadas, ferramentas e recursos para que as pessoas que desejam parar de fumar, tenham uma tentativa bem-sucedida.

Nunca é tarde para parar! A mudança de um único hábito pode transformar toda uma vida! Comprometa-se a parar de fumar hoje!

Para mais informações e acesso aos materiais da campanha, acesse www.paho.org

 

 

ECR

RT 2030