Científicas Notícias

Comparação SBRT com a quimo embolização transarterial (TACE) em pacientes com carcinoma hepatocelular (HCC)

Foi publicado no IJROBP um estudo comparando os resultados da radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) com a quimo embolização transarterial (TACE) em pacientes com carcinoma hepatocelular (HCC) de tamanho médio (3-8 cm).

Foram avaliados retrospectivamente 188 pacientes com HCC, tratados de janeiro de 2008 a outubro de 2017, em relação ao controle dentro da área tratada / Controle Local (CL) e Sobrevida Global (SG). 142 foram submetidos a TACE e 46 a SBRT. As doses utilizadas na radioterapia (SBRT) variaram de 28 a 60 Gy (média de 45 Gy) em 4 a 5 frações.

Com um seguimento mediano de 17,1 meses, o controle local (LC) favoreceu SBRT com 73,3% versus 60,3% TACE. A taxa de SG em 3 anos também foi superior com SBRT, 47,4% contra 22,9% com TACE.

Após a análise multivariada com ajuste considerando os fatores de risco independentes de SG (número de tumores, SBRT X TACE, níveis de albumina e bilirrubina, volume tumoral e se primário ou recorrência) o benefício com SBRT se manteve tanto em LC como em SG. SBRT mostrou-se particularmente importante nas lesões recidivadas com SG de 58,3% para SBRT versus 5,9% com TACE.

SBRT tem melhores taxas de LC e OS do que TACE em pacientes com CHC de tamanho médio, com maior benefício nos casos recidivados, o que suporta a realização de estudos clínicos randomizados prospectivos comparando TACE e SBRT.

O artigo foi publicado em:
https://www.redjournal.org/article/S0360-3016(19)30820-X/fulltext

Dra. Rosana Andrade
Radioterapeuta
Américas Centro de Oncologia Integrado, Rio de Janeiro – RJ

 

Congresso SBRT

Novo horário de atendimento

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista