Científicas Clube de Revista Metástases ósseas Notícias

Avanços na radioterapia de metástases ósseas no contexto de novas terapias-alvo e tratamentos ablativos: uma revisão crítica

Foi publicado na revista Radiotherapy & Oncology, da sociedade europeia de radioterapia (ESTRO), um artigo de revisão sobre a radioterapia (RT) em metástases ósseas (MO)

Nesta revisão foram abordados temas como a definição e frequência das metástases ósseas complicadas,  o uso da RT em dose única ou com múltiplas frações para MO complicadas ou não, a necessidade e os resultados da reirradiação nas MO, o papel da atividade física e da reabilitação, bem como novos paradigmas do tratamento, incluindo tratamentos ablativos locais, oligometastátases e a integração com novas terapias sistêmicas como terapia algo e imunoterapia.

Este artigo de revisão, foi preparado para ajudar os colegas radioterapeutas, oncologistas e profissionais de cuidados paliativos, a se manterem atualizados no tratamento de pacientes com metástases ósseas.

Este estudo só foi possível devido ao esforço conjunto de um grupo de pesquisadores do Brasil e do exterior. Os dados para acesso seguem abaixo:
https://authors.elsevier.com/c/1dZKjcA0-7I~S

Referência:
Gouveia AG, Chan DCW, Hoskin PJ, et al. Advances in radiotherapy in bone metastases in the context of new target therapies and ablative alternatives: A critical review. Radiother Oncol. 2021 Jul 29;163:55-67. doi: 10.1016/j.radonc.2021.07.022.

Dr. Andre Gouveia
Americas Centro de Oncologia Integrado, Rio de Janeiro, RJ.
Latin American Cooperative Oncology Group.

 

ECR

RT 2030