Institucionais Notícias

Aprovada nova Matriz de Competências para os programas de residência médica em radioterapia

A nova MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA foi aprovada em reunião da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação, em Brasília em outubro último. A SBRT esteve representada pelo comitê estruturante que avaliou a reestruturação do programa após diversas reuniões e um trabalho intenso com a diretiva de adequar o programa à realidade nacional e tecnológica.

O objetivo do novo programa de residência médica é proporcionar a formação médica em radioterapia consolidada em conhecimentos teóricos e práticos alinhados às atuais exigências da especialidade. Almeja-se promover o desenvolvimento de atributos profissionais que possibilitem o exercício profissional com excelência, contemplando a gestão e organização institucional, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.

A nova matriz aprovada pela CNRM entrará em vigor a partir de 2020, e, traz algumas relevantes mudanças, como a duração do programa de residência que passa a ter 4 anos e a definição da grade mínima de estágios obrigatórios.

Essa foi uma importante conquista para valorização e aprimoramento da formação em rádio-oncologia no país.


Membros da Comissão Nacional de Residência Médica e os Membros da SBRT (Dr. Gustavo Nader Marta; Dr. Marcus Castilho; Dr. Maurício Silva)

ECR

RT 2030