Científicas Clube de Revista Genito-urinário Notícias

Análise Bibliométrica da Radioterapia Estereotáxica Corporal (SBRT) no Câncer de Próstata: Onde, Quando e Quem?

Foi publicado no American Journal of Clinical Oncology um artigo que fornece uma visão geral sobre a pesquisa da radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) no câncer de próstata.

Através de análises bibliométricas as publicações sobre SBRT no câncer de próstata foram avaliadas. Mapas de rede foram utilizados para identificar grupos de colaboração entre autores e países. Com o teste de análise de variância foram avaliadas as publicações, citações e a média de citação entre periódicos especializados.

Foram selecionadas 574 publicações entre 2006 e 2020, sendo observado crescimento significativo no número de publicações (P <0,0001) e citações (P = 0,001) durante o período. Os países com maior número de artigos foram os Estados Unidos com 44,2% seguido da Itália com 17,5%. Periódicos da área de radioterapia publicaram e citaram mais artigos em relação aos jornais de urologia (p = 0,01). O IJROBP apresentou o maior número de publicações (14%) e citações (19%). As publicações de acesso aberto e não aberto aumentaram ao longo do tempo, com uma diferença significativa entre revistas de acesso não aberto e de acesso aberto (P <0,0001). Dois grupos de autores foram identificados, o primeiro nos Estados Unidos com a colaboração de autores canadenses e britânicos, e o segundo na Itália com a participação de autores europeus.

O número de publicações e citações sobre SBRT para câncer de próstata cresceu de modo linear nas últimas décadas, com os Estados Unidos como o país líder neste campo de pesquisa. O uso de SBRT na doença oligometastática, na re-irradiação e no salvamento parecem ser tópicos importantes neste campo de pesquisa.

Os dados para acesso ao artigo seguem abaixo:
https://journals.lww.com/amjclinicaloncology/Abstract/2021/11000/Stereotactic_Body_Radiotherapy_for_Prostate.1.aspx

Referência:
Viani GA, Gouveia AG, Jacinto AA, Moraes FY. Stereotactic Body Radiotherapy for Prostate Cancer: Where, When, and Who? A Bibliometric Analysis. Am J Clin Oncol. 2021 Nov 1;44(11):553-558. doi: 10.1097/COC.0000000000000869. PMID: 34618725.


Fabio Ynoe de Moraes, MD, PhD

Professor Assistente
Department of Oncology – Division of Radiation Oncology, Kingston General Hospital, Queen’s University, Kingston, ON, Canada.

twitter: https://twitter.com/fabiomoraesmd
linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabiomoraesmd
instagram: https://www.instagram.com/drfabio.moraes

 

ECR

RT 2030