Esta revisão sistemática da literatura e meta-análise comparou a cirurgia conservadora de mama (BCS) com RT na mama inteira (WBI) e a terapia endócrina adjuvante (ET) no tratamento do câncer de mama de baixo risco.
BCS, terapia sistêmica adjuvante e WBI são tratamentos padrão para o câncer de mama em estágio inicial. Esforços recentes tentam promover a desintensificação do tratamento para pacientes de baixo risco, como p.e. a omissão da RT e/ou da ET de longo prazo.
Os pesquisadores conduziram uma busca sistemática da literatura e incluíram ensaios clínicos randomizados (RCT) para o câncer de mama em estágio inicial, comparando qualquer tipo de ET com WBI em populações de baixo risco. Eles também realizaram uma meta-análise de rede e analisaram vários sub-desfechos, incluindo recorrência local (LR) e regional (RR), metástases à distância (DM), sobrevida livre de doença (DFS) e sobrevida global (OS).
Quanto aos resultados: a comparação direta não mostrou diferença significativa para RL entre BCS + WBI x BCS + ET. No entanto, a análise favorece BCS + WBI para controle local. Também não foi observada diferença significativa entre os dois tratamentos em ambas as comparações diretas e de rede para OS. Já em relação a RR, BCS + WBI está associado a um menor risco na análise de rede – bem como para relação DM. Não surpreendente, a omissão da ET foi associada a um maior número de casos de câncer de mama contralateral. Evidenciou-se um menor número de mortes por outras causas que não câncer de mama na associação BCS + WBI, igualmente quando analisado o intervalo livre de mastectomia.
O estudo sugere que tanto BCS + WBI quanto BCS + ET são estratégias eficazes de desintensificação para o tratamento do câncer de mama de baixo risco. A escolha deve considerar os diferentes perfis de toxicidade e as preferências da paciente. Esquemas de RT hipofracionada e técnicas de irradiação parcial da mama (PBI) podem reduzir ainda mais a toxicidade, quando bem individualizados e selecionados.
Aguarda-se ainda novos estudos, que devem elucidar a identificação de subgrupos onde seja possível omitir com segurança determinados tratamentos, como a RT ou ET (estudos moleculares, genéticos, perfis neoplásicos…)
Com base nesta meta-análise, BCS + WBI e BCS + ET são igualmente eficazes em termos de DFS e OS para o câncer de mama de baixo risco. A escolha entre esses tratamentos deve considerar fatores e preferências individuais da paciente.
Daniel Przybysz, M.D.
Radio-Oncologia
RadioSerra Radioterapia
@radioserraradioterapia (IG)
https://www.linkedin.com/in/przybyszmd/ (LinkedIn)