Científicas Científico Notícias

Estro publica orientação para tratamento de neoplasia de pulmão pequenas células

A ESTRO publicou recentemente, na revista Radiotherapy and Oncology, orientação para tratamento de neoplasia de pulmão pequenas células. A Neoplasia de pulmão continua sendo a principal causa de morte por câncer no mundo e a radioterapia tem um papel fundamental no cenário radical ou paliativo. A recomendação de tratamento continua sendo 45Gy em 30 frações duas vezes ao dia ou 66Gy em 33 frações uma vez ao dia concomitante com quimioterapia baseada em platina e etoposídeo. Essa diretriz tem como objetivo orientar o posicionamento, aquisição de imagens, definição de volume de tratamento e análise dos constraints desses pacientes em diversos cenários.

O comitê de especialistas orienta que a tomografia de planejamento deva adquirir as imagens da cricóide à L3 com espessura máxima de 3mm, fazer fusão com FDG-PET-CT sempre que possível e considerar a movimentação respiratória. Nos casos em que o paciente iniciar a quimioterapia antes da radioterapia, o delineamento do GTV deve incluir o volume pré quimioterapia, porém os especialistas relatam no artigo alguns casos em que o volume reduzido pode ser considerado como GTV, no caso de resposta completa a recomendação é delinear diretamente o CTV, que consiste no volume pré quimioterapia mais 0,5 cm de margem.

Algumas situações controversas são abordadas no texto, como tratamento do primário em pacientes metastáticos no cenário de imunoterapia, SBRT em lesões iniciais e a radioterapia adjuvante, pois apesar da ressecção cirúrgica não ser o tratamento padrão desses pacientes, alguns podem ser operados em investigação de pequenos nódulos achados de forma incidental.

Apesar do guideline reunir todas as informações sobre o tratamento com radioterapia do paciente com neoplasia de pulmão pequenas células e ainda sugerir alguns atlas para delineamento, a discussão multidisciplinar de cada caso de forma personalizada é extremamente incentivada.

Confira a diretriz completa em https://www.thegreenjournal.com/article/S0167-8140(20)30405-9/fulltext

Dr. Erick Rauber
Radioterapeuta – CTR Ribeirão Preto

Congresso de Pele

RT 2030

Encontre um Especialista