Notícias

SBRT submete proposta para inclusão de IMRT de próstata no Rol de procedimentos obrigatórios da ANS

A SBRT conseguiu, neste dia 03 de maio de 2019, realizar a solicitação de inclusão de IMRT em próstata para o Rol da ANS 2020.

O esforço contou com a formação de uma força tarefa para elaborar os documentos necessários para o processo. O grupo se reuniu no Hotel Intercontinental, em São Paulo – SP, no dia 12 de abril, em um evento organizado pela SBRT e patrocinado pela VARIAN. Com participação de vários colegas, empresas e da Dra. Miyuki Goto (área de defesa profissional da AMB), ficou decidido pela tentativa de solicitação da inclusão de IMRT para próstata.

Recentemente foi divulgado através de grupos sociais, uma nota de protesto contra a lista de documentos obrigatórios necessários que incluem um parecer técnico científico, uma lista completa de referências bibliográficas com artigos na íntegra, um documento de análise de impacto orçamentário, análise de custo-efetividade, análise de rede e pessoal disponíveis no território Brasileiro, dentre outros. A nota considera que parte destes documentos seriam de responsabilidade da ANS e não do solicitante, já que a Agência tem as informações necessárias (por exemplo a análise de impacto orçamentário e análise de custo-efetividade).

A despeito das dificuldades encontradas por todas as Sociedades de especialidades, o grupo conseguiu entregar o trabalho a tempo de solicitar a inclusão para a próxima revisão do Rol.

Agradecemos a todos que colaboraram e, em especial à Dra. Miyuki Goto, pelas orientações quanto ao funcionamento do processo e ao nosso colega, Dr. Gustavo Viani, pela revisão e elaboração do parecer técnico-científico.

Esperamos que o esforço se transforme em boas notícias para a especialidade!

ECR

RT 2030