Baseados nos problemas levantados durante o KickOff do RT2030, os mesmos foram agrupados em 7 frentes de trabalho que nortearam o desenvolvimento do projeto. São elas:

INFRAESTRUTURA
- EQUIPAMENTOS
- MANUTENÇÃO
- EXPANSÃO EM REGIÕES MAIS POBRES

GESTÃO E OPERAÇÃO
- REGULAÇÃO
- BUROCRACIA
- NORMAS

ECONÔMICO - FINANCEIRO
- CARGA TRIBUTÁRIA
- DOLARIZAÇÃO DO SETOR
- REEMBOLSO

RECURSOS HUMANOS
- TREINAMENTO
- CERTIFICAÇÃO
- EDUCAÇÃO CONTINUADA

TECNOLOGIA
- INCORPORAÇÃO
- ANS E SUS
- DADOS ESTATÍSTICOS (BI. HIS. ETC...)
- BASE EM DIRETRIZES

NORMAS E REGULAÇÃO
- NORMAS MAIS CLARAS
- BUROCRACIA
- COMUNICAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS DO GOVERNO QUE REGULAM A RTX

ACESSO A TRATAMENTO
- PERFIL EPIDEMIOLÓGICO
- DEMANDA E OFERTA
- NECESSIDADE
- REGIONALISMOS
- DADOS ESTATÍSTICOS

GRUPO 1 - DIAGNÓSTICO/BASE DE DADOS - DR. MARCUS CASTILHO

Levantamento das informações e validação dos dados existentes referentes a radioterapia

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para que os dados e indicadores de radioterapia sejam mais representativos e confiáveis?

PERGUNTA 2: Quais são os indicadores que devem ser definidos e monitorados até 2030 que reflitam de forma adequada a qualidade e segurança de tratamento de radioterapia?

 

GRUPO 2 - INFRAESTRUTURA - DR. ERONIDES BATALHA

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para garantir o atendimento de pacientes em radioterapia em termos de equipamentos, de radioterapia e infraestrutura física (inclusive instalação e manutenção dos equipamentos, com base nos dados disponibilizados pelo grupo Diagnóstico?

 

GRUPO 3 - GESTÃO E OPERAÇÃO - DR. LEONARDO PIMENTEL

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para qualificar a gestão dos serviços de radioterapia, desde a sua implementação até a operação do dia a dia, com vistas a melhora do resultado, a sustentabilidade, a produtividade, permitindo a expansão do acesso?

PERGUNTA 2: O que precisa ser feito até 2030 para que a utilização dos recursos humanos, materiais e tecnológicos possam prover a maior eficiência possível na atividade de radioterapia?

 

GRUPO 4 - NORMAS E REGULAÇÃO - DR. HOMERO MARTINS

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para que as normas e a regulação intrínseca aos serviços de radioterapia seja simplificada e permita celeridade na implantação, operação e fiscalização dos serviços de radioterapia?

PERGUNTA 2: O que precisa ser feito até 2030 para que a comunicação entre os entes governamentais melhore, organizando de forma racional as demandas para implementação e controle da operação dos serviços de radioterapia?

 

GRUPO 5 - ECONÔMICO / FINANCEIRO - DR. MARCUS CASTILHO

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para que a atividade de radioterapia seja sustentável dentro do custeio necessário à segurança do seu funcionamento.

PERGUNTA 2: O que precisa ser feito até 2030 para que as políticas de financiamento estejam alinhadas com as políticas de investimento em radioterapia.

 

GRUPO 6 - RECURSOS HUMANOS - DR. ARTHUR ROSA

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para que as necessidades de treinamento / capacitação / desenvolvimento dos profissionais (médicos, físicos, tecnólogos, enfermeiros, dosimetristas e pessoal administrativo especializado) de radioterapia sejam atendidas?

PERGUNTA 2: O que precisa ser feito até 2030 para estimular a descentralização de profissionais de radioterapia para regiões assistenciais menos assistidas?

 

GRUPO 7 - TECNOLOGIA - DR. ARTHUR ROSA

PERGUNTA 1: O que precisa ser feito até 2030 para incentivar a absorção de novas tecnologias de forma autossustentável?

PERGUNTA 2: O que precisa ser feito até 2030 para qualificar o impacto do benefício das novas tecnologias no acesso da radioterapia e no resultado terapêutico?