Científico Notícias

Radiocirurgia estereotáxica versus radioterapia cerebral total em pacientes com doença metastática intracraniana e câncer de pulmão pequenas células: uma revisão sistemática e metanálise

Uma mudança no tratamento para os pacientes com doença metastática intracraniana (DMI) secundária ao câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) pode ser iminente. A radiocirurgia estereotáxica (SRS) surgiu como a modalidade de tratamento de primeira linha para pacientes com DMI limitada (≤4 metástases cerebrais) na maioria dos cânceres sólidos primários.

Ensaios randomizados têm mostrado que a SRS não é inferior à radioterapia de cérebro total (WBRT) em termos de sobrevida global, embora o WBRT seja frequentemente associado a controle intracraniano superior. A SRS limita a exposição do tecido cerebral saudável à radiação proporcionando menos toxicidade e menos efeitos colaterais cognitivos. Contudo, os estudos prospectivos que estabeleceram o uso de SRS sobre WBRT excluíram historicamente pacientes com CPPC.

Sendo assim, trazemos aqui o resumo de uma revisão sistemática e metanálise recentemente publicada no The Lancet Oncology que tem por objetivo avaliar o desfecho sobrevida global em pacientes portadores de CPPC e DMI, além da eficácia da SRS em comparação com WBRT e os resultados do tratamento após a SRS.

A sobrevida global média após SRS foi de 8,99 meses e foi superior ao WBRT isolado (IC 0,72–0,83). Vale ressaltar que a sobrevida global não apresentou superioridade quando boost com SRS foi adicionado ao WBRT (IC 0·78–1·75). A sobrevida livre de progressão intracraniana não foi diferente entre SRS e WBRT (IC 95% 0,81–1,20).

Esses resultados refletem os achados de não inferioridade da SRS em comparação com o WBRT do ponto de referência dos estudos que estabeleceram o uso de SRS em pacientes com metástases cerebrais limitadas (≤4) e pacientes excluídos com CPPC.

Estudos futuros focando na carga tumoral e nas diferenças na progressão local e à distância entre pacientes tratados com WBRT e SRS são necessários.

 

https://doi.org/10.1016/ S1470-2045(22)00271-6

Breno Jorge Silveira
Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella
@brenojorgesilveira

Congresso SBRT

Novo horário de atendimento

ECR

RT 2030

Encontre um Especialista