Estudo retrospectivo avaliou 69 pacientes (168 articulações) tratados com radioterapia de baixa dose (LDRT) para osteoartrite entre janeiro e dezembro de 2023. Tratados com 3 Gy em 6 frações (0,5 Gy/fração) em 2–3 semanas.
A dor foi medida por escala numérica (0–100 total; 0–10 relevante) pré-tratamento (pré-RT), fim do tratamento (EOT) e seguimento de 10 semanas (FU).
A média da dor total pré-RT foi 40,4 (relevante 6,3), reduzindo para 26,0 e 4,0 no EOT (p<0,05; p<0,01) e mantendo-se em 25,8 e 4,0 no FU (p<0,05).
Melhora significativa ocorreu em 80% das articulações no EOT e 72% no FU.
Reirradiados 33%, com redução adicional da dor. Não houve diferença significativa entre tipos articulares (p=0,29). LDRT mostrou alívio sustentado e seguro, sendo opção não invasiva promissora para osteoartrite.
Bruno Albaricci
Médico radio oncologista pela USP- SP
Título de especialista pela SBRT e AMB
Membro titular da SBRT
Responsável técnico da Clinirad Curitiba
Responsável técnico substituto da radioterapia do Hospital Angelina Caron

Comments are closed.
