Cabeça e pescoço Científicas Clube de Revista Notícias

Estudo Fase 3 Randomizado: Esteróide Tópico Versus Placebo para Prevenção de Radiodermite em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço Recebendo Quimiorradiação

O emprego de corticoide tópico para a prevenção de radiodermite em pacientes com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço tratados com radioterapia e quimioterapia foi avaliado em recente estudo multicêntrico, prospectivo randomizado fase III japonês.

Duzentos e onze pacientes que receberam radioterapia radical ou adjuvante com cisplatina concomitante foram randomizados para o grupo corticoide (difluprednato) ou o grupo placebo (creme de vaselina branca). As aplicações tópicas ocorriam pelo menos 1 vez por dia, com duração pelo menos 2 semanas após o término do tratamento. O objetivo primário do estudo foi a frequência de radiodermite grau ≥2. Como resultado, foi demonstrado que a radiodermite grau ≥2 não foi significativamente reduzida com o corticoide (73,3% grupo corticoide versus 80,4% grupo placebo; p=0,23). No entanto, no grupo da intervenção, foi observado uma redução estatisticamente significativa nas taxas de radiodermite grau ≥3 (13,9% versus 25,5%; p=0,034). Em relação aos outros eventos adversos (incluindo infecção local), não se notaram diferenças entre os grupos.

Conclui-se que o corticoide tópico pode reduzir as taxas de radiodermite severa, e seu uso pode ser considerado na prática clínica.

O artigo completo pode ser consultado no link: https://www.redjournal.org/article/S0360-3016(21)00677-5/fulltext

Dr. Gustavo Nader Marta
Médico Rádio-oncologista Hospital Sírio-Libânes
@gustavonmarta

ECR

RT 2030