Nas últimas décadas, a radioterapia vem evoluindo em ritmo acelerado, com inovações tecnológicas em toda a cadeia de processos, prometendo melhores resultados aos pacientes, especialmente às custas de redução de toxicidades e melhoria na qualidade de vida. No entanto, estas inovações podem ter altos custos, sendo fundamental encontrar um consenso sobre como definir o valor destas inovações, sem desperdiçar orçamentos e recursos limitados.
Considerando que para a sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde devem ser priorizadas as intervenções de alta qualidade, eficientes e equitativas, usando avaliação de tecnologia em saúde (ATS), reembolso e decisões políticas, o projeto Radioterapia baseada em valor ESTRO-HERO (HERO-VBHC) visa desenvolver uma estrutura que defina e avalie o valor das inovações em radioterapia em um sistema de saúde sustentável – que inclua a entrega de tecnologias, técnicas e tratamentos inovadores, com valor real aos pacientes, a preços justos.
Para isso, o projeto contém 3 etapas chave:
- Definir e categorizar o espectro de inovações em radioterapia, fundamental dada a grande heterogeneidade e volume de inovações em radioterapia.
- Definir os desfechos que suportam a implementação das inovações em radioterapia, considerando desfechos clínicos e os centrados no paciente, juntamente com resultados econômicos (operacionais e de qualidade).
- Definir a magnitude do benefício e o nível de evidência necessário para a implementação clínica de uma determinada inovação em radioterapia.
A iniciativa da ESTRO, apoiada por inúmeras partes interessadas no contexto multidisciplinar da oncologia, permitirá construir uma estrutura baseada em valor para a avaliação de inovações em radioterapia, com o potencial de auxiliar a implementação de novas tecnologias na prática diária.
Artigo na integra está disponível no link: https://doi.org/10.1016/j.radonc.2021.05.007
Dra. Julise Arpini Balvedi
Médica Rádio-oncologista no Hospital São Vicente de Paulo