Excelência do ensino executivo coloca a Fundação Dom Cabral entre as melhores escolas de negócios do mundo


A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira, criada em Minas Gerais, com o objetivo de desenvolver executivos, empresários e gestores públicos, promover a evolução dos ambientes de negócios e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Sua excelência em Educação Executiva é reconhecida internacionalmente. Em 2019, consagrou-se como a 10ª melhor escola de negócios do mundo e pela 14ª vez consecutiva, como a melhor escola de negócios da América Latina, segundo o ranking de educação executiva do jornal Financial Times. Para melhor analisar e compreender o ambiente de negócios, a Fundação Dom Cabral mantém núcleos de pesquisa para antecipar tendências e rumos em diversas áreas da gestão. A FDC dispõe, hoje, de núcleos de conhecimento de Estratégia e Negócios Internacionais; Sustentabilidade; Desenvolvimento de Pessoas e Liderança; Logística, Supply Chain e Infraestrutura; e Inovação e Empreendedorismo.



Atuação global
Por meio de alianças e parcerias estratégicas com empresas e escolas em todo o mundo, a Fundação Dom Cabral desenvolve conteúdo de valor para as organizações, valendo-se de sua expertise global aplicada à realidade empresarial brasileira. Na prática, essa atuação internacional é vivenciada em atividades como capacitação e intercâmbio de professores, pesquisadores e participantes; acesso, compartilhamento e desenvolvimento de pesquisa e estudo de casos; desenvolvimento de programas de educação executiva e parcerias empresariais; transferência de conhecimento e criação de networking entre empresas e executivos.

A FDC é certificada internacionalmente pelo European Quality Improvement System (EQUIS) e pela The Association of MBAs (AMBA), e participa de diversas associações no exterior, entre elas The Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB International), Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA), International University Consortium (UNICON), European Foundation for Management Development (EFMD) e Global Business School Network (GBSN).

Além das certificações, a FDC possui acordos de cooperação com diversas instituições internacionais de ensino executivo, como a recém-criada Rede Latinoamericana de Escolas de Negócios (ENLACES), composta pela Universidad de San Andrés (Argentina), Universidad de Chile (Chile), Universidad de Los Andes (Colômbia) e Centrum Centro de Negócios – Universidad Católica del Peru (Peru); a ESADE Business School (Espanha); a Olin School of Business da Washington University (EUA); o Instituto Tecnológico Autónomo de México – ITAM (México); a Escola de Gestão do Porto (Portugal); a INDEG-ISCTE (Portugal), a Skema Business School (França); e a Rede BRICs, composta pelas escolas Skolkovo (Rússia), ISB (Índia) e Cheung Kong (China).

Expansão nacional
Para contribuir com a formação de novas lideranças empresariais e o desenvolvimento econômico e competitivo do Brasil, a Fundação Dom Cabral investe em sua expansão no território nacional. Com sedes em Nova Lima, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o projeto prevê a ampliação do número de associados locais - 25 atualmente.

Soluções educacionais
As soluções educacionais oferecidas pela FDC abrangem diversas áreas como Gestão de Pessoas, Gestão, Inovação, Finanças, Gestão Sustentável, Marketing, Internacionalização, Desenvolvimento Estratégico, Projetos, Empresas Familiares, Gestão Pública e outros.

Nos programas de educação continuada, a FDC oferece a Especialização em Gestão com ênfase em Marketing, Pessoas, Negócios, Projetos e Finanças e o Executive MBA. Oferece também o Pós-MBA, em parceria com a Kellogg School of Management, com módulo nos Estados Unidos.

Para as empresas são também oferecidas soluções sob medida, de acordo com a identidade, os níveis de competência, os planos e objetivos de cada organização. A construção do programa leva em conta a análise das necessidades e desafios estratégicos do cliente e, com base nessas informações, são apresentadas metodologias e soluções que serão implantadas, ajustadas e acompanhadas.

Já nas Parcerias Empresariais, modelo pioneiro no mundo, a FDC se une a empresas com objetivos comuns e atua como indutora de um processo de aprimoramento e capacitação, buscando soluções diferenciadas para problemas comuns. A troca de experiências entre as empresas possibilita a aprendizagem coletiva e a construção de soluções práticas e efetivas.