Institucionais Notícias

SBRT participa de discussão sobre o futuro das tecnologias de diagnóstico e tratamento do câncer

Junto com representantes das principais sociedades médicas, no dia 26/06, a Sociedade Brasileira de Radioterapia esteve presente em oficina promovida pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.  O tema da discussão foi o futuro das tecnologias de diagnóstico e tratamento do câncer. 

A iniciativa faz parte de uma série de pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz sobre o sistema de saúde brasileiro, onde o tratamento do câncer de forma justa e sustentável se mostrará ainda mais pertinente no futuro. O estudo apresentado visa construir cenários e gerar informação qualificada sobre tecnologias que poderão ser relevantes para a atenção ao câncer nos próximos 30 anos, além de orientar políticas públicas, pesquisas e ações de melhoria.   

Com intenção de prever cenários futuros de incorporação de tecnologias, os pesquisadores da Fiocruz revisaram 207 editoriais de revistas indexadas da área de oncologia e selecionaram 9 tecnologias apontadas como tendências. A partir desses dados, foi criado um questionário abordando expectativas em relação às tecnologias e enviaram para aproximadamente 81 mil especialistas de todo o mundo. Obtiveram 1.348 respostas qualificadas. No momento, o questionário está sendo aprimorado para ser aplicado aos profissionais brasileiros de assistência e pesquisa. O objetivo é entender de que maneira os profissionais que estão na linha de frente, atendendo os pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto do setor privado, enxergam as tecnologias para o diagnóstico e tratamento do câncer e quais são, atualmente, as principais barreiras do acesso dos pacientes aos recursos disponíveis.

Para a continuidade desse trabalho, será formalizado um Acordo de Cooperação entre a Fiocruz e as sociedades médicas oncológicas. Em breve a pesquisa será ampliada para todos os associados poderem contribuir com percepções sobre o estágio atual do acesso da população às tecnologias existentes, bem como sobre as possibilidades de incorporação de tecnologias em desenvolvimento para as próximas décadas.

Além da SBRT, representada no encontro pelo Dr. Henrique Braga, também participaram da reunião e farão parte do Acordo de Cooperação as Sociedades de Oncologia Clínica (SBOC), de Cancerologia (SBC), de Cirurgia Oncológica (SBCO), de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

ECR

RT 2030