Institucionais Notícias

Retrospectiva SBRT 2019

Mais um ano se passou e a nossa SBRT completou mais coisas do que podemos colocar neste texto. Ainda assim, tentaremos apontar os principais acontecimentos e sucessos que conseguimos neste tão longo e produtivo ano.

No início do ano, firmamos a parceria com a ESTRO, válida a partir de janeiro de 2020; foram também formalizadas as parcerias oficiais com ABFM e CNEN.

Para melhor atualizar nossos associados e a comunidade, implementamos o Comitê de Comunicação e contratamos uma empresa de gerenciamento do marketing digital e divulgação, melhorando a visibilidade de nossa sociedade e a divulgação de acontecimentos.

A Sede foi reformada e foram feitos investimentos na melhora dos sistemas de internet, TI e dos processos financeiros. Além disso, contratamos novas assessorias, uma contábil e outra de projetos, que dinamizaram o fluxo de informações e a execução de demandas, tanto as novas, quanto as já em andamento.

Implementamos também o APP para os associados e disponibilizamos cobrança semestral via cartão de crédito.

Dentro da diretoria houve uma integração otimizada com o uso das videoconferências.

Muito de aprimoramento e investimento científico aconteceu esse ano: a parceria com a LACOG para o Consenso de Neoplasia de Pênis, a publicação dos Consensos em neoplasias de Mama e de Próstata, o I Simpósio de Metástases Cerebrais.

Organizamos a II Semana Brasileira da Oncologia, realizada em parceria com Cirurgia Oncológica e a Oncologia Clínica, cujo objetivo era ter melhor sinergia no tratamento do câncer e na qual a multidisciplinaridade prevaleceu.

Também tivemos participação em diversos eventos nacionais e internacionais, com representatividade da diretoria.
Na área acadêmica e de formação, tivemos a prova de Título de Especialista de 2019, assim como uma integração do programa teórico com uma nova matriz para as Residências Médicas em Radioterapia.

Também atuamos em políticas nacionais, aumentando a visibilidade da especialidade junto ao Ministério da Saúde, apresentando o projeto de inclusão de IMRT no tratamento do câncer de próstata no ROL da ANS e conseguindo a melhora na tabela de remuneração dos tratamentos em radioterapia. Participamos ativamente das reuniões na AMB e FIOCRUZ.

E, por fim, e com grande importância para os rumos que a radioterapia deverá seguir na próxima década, pusemos em andamento o Projeto RT2030: um estudo da realidade atual da radioterapia nacional e as intervenções necessárias para atingir a integralidade de acesso para a população até 2030.

Para 2020 temos ainda muito mais a fazer e crescer como especialidade. Contamos com todos vocês para seguirmos nesse caminho.

Boas Festas!!!

SBRT

ECR

RT 2030