Destaques Gerais Notícias

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um mês que chama a atenção para o câncer de mama, doença essa que vem crescendo aproximadamente 1.000 casos por ano, e para 2018 são esperados aproximadamente 60.000 novos casos no Brasil.

Estamos longe de ter soluções adequadas, quer seja para a redução de risco, ou mesmo para o controle de maneira mais efetiva.

As grandes linhas mestras do diagnóstico precoce e de um tratamento bem feito, permitem por outro lado, que aquelas que tiveram o infortúnio de ter o câncer de mama possam viver mais longamente e se reintegrar à vida social, familiar e profissional com mais rapidez e com uma tranquilidade maior de que aquela fase da vida foi de fato vencida!

Mas para isso o que falta é acesso!

Para isso o que falta é que todas as mulheres brasileiras precisam de fato, ter a possibilidade de serem vistas por profissionais competentes, que possam utilizar serviços adequados e qualificados.

Infelizmente, também paralelamente a todo crescimento que existe no país e no mundo, vimos hoje ainda uma situação onde há falta de serviços de radioterapia em todo o país. Filas de pacientes que necessitam esperar mais do que deveriam para serem tratadas de forma adequada.

Ainda que novas tecnologias venham surgindo e incrementando um melhor controle local e redução dos efeitos deletérios da radiação, é necessário que essa dualidade de “dois países chamados Brasil”, um da falta de acesso, e o outro, da alta tecnologia possam caminhar cada vez mais para que seja diminuída essa diferença, devendo ficar para traz o Brasil do atraso científico, tecnológico e que não permite acesso às pacientes.

Que nesse Outubro Rosa a Sociedade Brasileira de Radioterapia possa de fato exercer um papel proativo e que possa sensibilizar ainda mais os gestores públicos e a população à respeito da importância de nossa sociedade e de nossa especialidade.

À todos um ótimo Outubro Rosa!

Dra. Nilceana Maya Aires Freitas

Conselho Fiscal – Diretoria SBRT

 

ECR

RT 2030