Institucionais Notícias

II Semana Brasileira da Oncologia confirma compromisso com a Multidisciplinaridade

Multidisciplinaridade! Se tivesse que descrever em apenas uma palavra o XXI Congresso da SBRT ou mais propriamente a II Semana Brasileira da Oncologia, essa seria a palavra.

De uma sala com menos de 30 pessoas, em que comecei a participar de eventos na nossa área há mais de 30 anos, para onde estamos hoje, foi uma linda evolução. Estou feliz e sinto-me privilegiada por ter testemunhado e participado desse crescimento da nossa especialidade.

E tudo, obviamente, vem com o compartilhamento do conhecimento, aprendizado constante e estímulo da interdisciplinaridade. Nossa especialidade no Brasil cresceu e amadureceu.

Vem conquistando cada vez mais seu merecido espaço como fundamental no tratamento do câncer e de outras doenças não malignas também. Fico orgulhosa de ver como os mais novos, que estão iniciando na especialidade, nos desafiam e nos superam dia a dia! O evento se caracterizou por uma programação densa e estruturada e a comunhão das diferentes áreas nas “Sessões da Tarde” (boa correlação, não?!) foi o marco maior do congresso. Além disso, a característica multiprofissional do evento também já se consolidou, com a participação de físicos médicos, enfermeiros, dosimetristas e técnicos, entre outros, demonstrando um alto nível de interesse e competência que complementam a qualidade da programação.

Que continuemos assim, trabalhando como um time, em que cada um tem o seu papel e é importante em diferentes momentos do jogo. O trabalho em conjunto é benéfico a todos e, principalmente, para o nosso objetivo primordial: o paciente!

Em tempo: receber o Prêmio Marie Curie foi realmente um momento de surpresa compartilhado com todos os amigos e colegas e, principalmente minha família! Foi gratificante ser a primeira a recebê-lo, em especial pelo reconhecimento dos meus pares.

Mais uma vez agradeço, agora por escrito, a imensa honra que foi ter sido escolhida.

Dra. Heloisa de Andrade Carvalho (Serviço de Radioterapia-INRAD HCFMUSP e Hospital Sírio-Libanês)

ECR

RT 2030