Científicas Notícias

I Simpósio de Metástases Cerebrais da SBRT

Foto 1: esq. para dir. – Lucas Radicchi – SP, Lucianne Lima – MG, Marcus Castilho – MG, Lavoisier Albuquerque – SP, Arthur Rosa – BA, Eduardo Weltman – SP


Com sala cheia e muita discussão científica de aspectos práticos e técnicos da abordagem das metástases cerebrais com radioterapia, a SBRT promoveu, no dia 22 de março, em São Paulo, o seu I Simpósio de Metástases Cerebrais.

“Trata-se de uma condição clinica muito prevalente, de um assunto atual e inerente a prática do radio-oncologista”, relatou Dr. Allisson Borges, membro da Comissão Científica.

“Foi uma honra poder contar com a ilustre presença do Dr. Robert Chin, especialista da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Confesso que a interação dos colegas e, principalmente o alto nível de discussão científica, com viés prático e incorporando aspectos do dia-a-dia, superaram nossas expectativas”, resumiu.

Segundo ele, o evento proporcionou inclusive a oportunidade de se discutir o atual cenário da radiocirurgia nacional, de infraestrutura a aspectos regulatórios e de mercado. “Infelizmente hoje existe um desequilíbrio de acesso a radiocirurgia, com 80% dos serviços que disponibilizam a técnica no sudeste e sul do País”, explicou.

Uma das palestras apresentadas, proferida pela Dra. Lucianne Lima, com militância no interior de Minas Gerais, abordou os caminhos para se montar um serviço de radiocirurgia. De acordo com a doutora, “com organização, responsabilidade e principalmente comprometimento é possível vencer as dificuldades, que não são poucas”.

Com o sucesso do evento, que com a participação de 180 inscritos, a SBRT já pensa em organizar outros, incorporando, como nesse, assuntos da pratica do dia-a-dia do radio-oncologista.

Foto 2:  Arthur Rosa – BA


Foto 3 – coffee break


Foto 4 – coffee break


Foto 5 – esq. para dir. – Pedro Henrique Zanuncio – SP, Marcio Reiner – RJ, Felipe Erlich – RJ, Arno Córdova – SC, Samir Hanna – SP, Wilson Almeida – RS

Congresso SBRT 2019

Encontre um Especialista