Primeiro Acesso
Login

Hospital São Domingos, em São Luiz – MA, inaugura serviço de radioterapia

A diretoria da Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT participou, no dia 11 de maio de 2018, da inauguração do serviço de radioterapia do Hospital São Domingos, em São Luiz – MA, sendo representada pelo seu presidente, Dr. Arthur Accioly Rosa, pelo 1º Secretário: Dr. Antônio Cássio de Assis Pellizzon e pelo 1º Tesoureiro: Dr. Ícaro Thiago de Carvalho.

Estado do nordeste brasileiro, com uma população estimada de aproximadamente de 6.954.000 habitantes em 2018, o Maranhão possuí um grande déficit de unidades de radioterapia. Há hoje, em funcionamento, apenas 3 unidades, enquanto que a recomendação da OMS, seria haver, no mínimo, 24 aparelhos. O Hospital São Domingos vem aumentar o número de unidades no Estado, totalizando 4 aparelhos em funcionamento. Porém, oferecerá técnicas de teleterapia e braquiterapia contemporâneas, com possibilidade de VMAT e IGRT, além da braquiterapia tridimensional, o que como se sabe, diminui as toxicidades decorrentes do tratamento e proporciona um índice terapêutico positivo aos pacientes.

A SBRT parabeniza esta conquista, em especial o Dr. Flávio Napoleão, o Físico Paulo e o Dr. Hélio Mendes da Silva, diretor do Hospital São Domingos, e deseja sucesso ao levar técnicas de radioterapia mais avançadas a uma população desassistida deste tipo de tratamento.

 

Categorias: Notícias