Notícias

Falta de equipamentos de radioterapia é abordada no Jornal Hoje

A dificuldade de acesso ao tratamento do câncer com radioterapia mais uma vez foi tema de uma reportagem no Jornal Hoje da Globo. A matéria evidenciou a persistência de uma situação lamentável em diferentes regiões do país. Em muitas localidades, o número de equipamentos é reduzido e, os poucos disponíveis, com frequência são obsoletos e sofrem com uso excessivo e constantes manutenções. Tocantins, Rondônia e Piauí são mencionadas como as regiões com menor número de aparelhos.

O drama de quem espera na fila para Radioterapia no SUS foi exposto, como o caso de um paciente com câncer nasal que tem previsão de início do tratamento em 11 meses. Pacientes em algumas localidades chegam a esperar 1 ano pela Radioterapia. Maria Inez Gadelha, chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, reforçou o compromisso com a instalação de novos equipamentos, com o plano de expansão iniciado em 2014, ampliando e/ou inaugurando novos serviços.

Preocupada com essa situação, a SBRT segue fazendo a sua parte, buscando soluções de curto e médio prazo junto ao Ministério da Saúde, sem deixar de lado o planejamento de longo prazo com o projeto RT 2030. Este projeto, criado pela SBRT, conta com a participação de órgãos do governo federal, da sociedade civil e da indústria, e tem como objetivo proporcionar acesso à radioterapia para toda nossa população até o ano de 2030.

Veja a matéria na íntegra:
https://globoplay.globo.com/v/8244647/

Conheça o projeto RT 2030:
http://sbradioterapia.com.br/rt2030/

ECR

RT 2030