Notícias

Consenso ST. GALLEN 2019

No último dia 04 de abril, foi publicado, na Revista BreastCare, um “briefing” de atualização do Consenso de St. Gallen ocorrido em Vienna – Aústria, de 20 a 23/03/2019, para o tratamento  locorregional e sistêmico do câncer de mama.

Após 3 dias de revisão das últimas atualizações baseadas em evidência, publicadas nos últimos 2 anos, o desafio da reunião de Consenso foi o de definir, por meio de votação, qual seria o consequente impacto dessas atualizações nas rotinas da prática diária.

Este ano a Conferência teve como principal tema a otimização das terapias no câncer de mama inicial considerando-se o benefício do descalonamento e escalonamento do tratamento, assim como na Conferência de 2017. Além disso, destacou a importância de incluir as próprias pacientes nas decisões durante o seu tratamento.

A reunião de Consenso contou com a participação de mais de 3.000 pessoas, de 100 países diferentes. Os painelistas reforçaram as indicações e as técnicas da radioterapia pós-operatória disponíveis no tratamento conservador da mama e após a mastectomia, com e sem reconstrução mamária, enfatizando e fornecendo respaldo para a tomada de decisões do rádio-oncologista.

Clique aqui para acessar o documento

ECR

RT 2030