Institucionais Notícias

Consenso Brasileiro de Radioterapia Hipofracionada de Próstata

No último dia 11 de outubro, a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) se reuniu, na cidade de São Paulo, com diversos especialistas nacionais, com experiência em hipofracionamento de próstata, para estabelecer um consenso de recomendações sobre essa estratégia terapêutica.

Com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), os especialistas discutiram aspectos técnicos e clínicos da radioterapia hipofracionada de próstata, nos esquemas moderado e ultra-hipofracionado. O consenso deverá ser submetido em breve para publicação .

O Dr. Leonardo Pimentel, titular da SBRT e coordenador do Consenso, pontuou a importância de iniciativas desse tipo: “A realização de consensos, com um viés de interpretação nacional, são fundamentais para o fortalecimento e o crescimento da especialidade”.

“Esse é o segundo consenso de especialistas que fazemos”, disse o Dr. Arthur Rosa, Presidente da SBRT. “Outros mais virão. O hipofracionamento de próstata já é uma realidade em diversos centros nacionais, mesmo com as dificuldades técnicas e administrativas relacionadas. Os aspectos tecnológicos devem ser observados para garantir a segurança ao paciente e o que foi discutido no consenso está muito alinhado com a responsabilidade de auxiliar o crescimento desta técnica no Brasil. A SBRT gostaria de agradecer de publico à Varian Medical Systems, pelo apoio logístico à realização do encontro”, finalizou.


ECR

RT 2030