Notícias

SBRT prestigia evento em Câncer de Cabeça e Pescoço em Sergipe

Nos dias 14 e 15 de setembro a SBRT esteve em Sergipe participando de um Simpósio de Radioterapia para Câncer de Cabeça e Pescoço, um evento com viés multiprofissional que reuniu 100 pessoas no auditório da Clinradi.

O Estado de Sergipe vem enfrentando problemas crônicos de acesso à radioterapia. Hoje conta com apenas com 3 aceleradores lineares operacionais, sendo dois deles disponíveis para o SUS, ambos com mais de 15 anos de funcionamento. Segundo o Dr. Marco Antônio Santana, médico rádio-oncologista associado da SBRT que trabalha no estado, a fila de pacientes do SUS hoje passa dos 200 pacientes. Um desafio grande enfrentamos no Estado.

No evento foram discutidos avanços no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, além da questão da custo-efetividade do uso do IMRT. Essa tecnologia, que ficou disponível no Estado em 2018, infelizmente não disponível para os pacientes do SUS.

A SBRT continua com seu papel Institucional de disseminação da informação e educação continuada, prestigiando o desenvolvimento da tecnologia e iniciativas de crescimento da especialidade. Precisamos apoiar nossos associados em todo o País e principalmente nos locais onde haja maiores dificuldades de acesso e de infraestrutura, diz Dr. Arthur Rosa, Presidente da SBRT.

Não deixe de acompanhar nosso blog.

Deixe um comentário